Secundário vs. Superior: As (grandes) diferenças!
Os portões académicos imergem — num oceano de cognição e contemporaneidade —, unindo inovação, prática e mestria, mediante o fornecimento de uma jornada de possibilidades.
A preocupação não deve sobrepor-se ao entusiasmo — combustível, que impulsiona a concretização de sonhos —, reivindicando a transfiguração de obstáculos — em degraus de integração.
O que mudará?
- AULAS + LONGAS
Proporcionando um ambiente de aprendizagem profundo — e abrangente —, a oportunidade de consolidar conhecimentos, desenvolver habilidades críticas e esclarecer dúvidas revela-se uma vantagem — projetada para o benefício —, que permite a aquisição de uma base sólida para o sucesso.
- + PRESENÇAS?
Independentemente de as turmas possuirem um número elevado de integrantes, o controlo de faltas esporádico leva a que as ausências não passem despercebidas, uma vez que o corpo docente considera a assiduidade e a pontualidade — no cálculo da classificação final.
O esforço — aliado à persistência — conduzirá à conquista de resultados triunfantes.
- PRAZOS + APERTADOS
Requerendo organização e consistência, as datas de entrega de trabalhos ou projetos — discutidas e agendadas no início do semestre — solicitam a adoção de uma atitude flexível, que evite o acúmulo de tarefas e garanta a gestão de responsabilidades.
A definição de horários promete a criação de uma rotina, que disponha da utilização de ferramentas — nomeadamente planners, agendas ou apps —, mantendo o ritmo e o domínio de obrigações.
- + EXIGÊNCIA
O potencial de analisar o material apresentado e identificar as implicações — relacionando-as com os saberes — demonstra que a memorização é insuficiente, sendo primordial participar em debates e procurar fontes de informação adicionais para uma compreensão eficiente dos conteúdos curriculares.
GLOSSÁRIO
Alumni
> Matriculado/a em ciclos, que obteve um dos graus — Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento — ou um Diploma de Pós-Graduação — Especialização ou Estudos Avançados.
Propina
> Taxa de frequência anual — devida pelo estudante à Instituição —, como forma de comparticipação dos custos.
ECTS
> Instrumento — destinado a conceber transparência e facilitar o reconhecimento, através da averiguação do volume de trabalho numa área científica.
Cadeira
> Unidade — com intenções próprias — que é objeto de avaliação.
ADAPTA-TE!
- Lê — antecipadamente — as temáticas;
- Questiona;
- Equilibra o estudo — com o descanso;
- Cultiva uma rede de apoio ou tutoria;
- Toma decisões — sem depender de pressões externas;
- Prioriza o foco.