Como construir uma PAP (de nota 20)?
Terminar o Curso Profissional exige superar (com sucesso) o desafio “PAP” (Prova de Aptidão Profissional).
Apesar de este ser um trabalho moroso, que implica pesquisa e o cumprimento de muitas etapas, não deve ser encarado como um “bicho de sete cabeças”.
Com organização, antecipação e com as dicas da tua revista, vais vencer este derradeiro desafio com nota 20.
Mas, antes de mais, em que consiste a PAP?
A PAP é o projeto final de um Curso Profissional, que tem como objetivo a sua elaboração/criação, assumindo a forma de produto intelectual ou material.
O projeto — que deverá ser apresentado, no final, perante um júri — pretende comprovar as competências e conhecimentos, que o/a formando/a adquiriu — ou não — ao longo da sua formação.
Vamos ver como podes construir uma PAP de sucesso?
- Escolhe um tema ou define um problema
Faz um brainstorming (nuvem de ideias), onde colocas ideias-chave, que podem ajudar-te a chegar a um tema ou problema-final.
Deves pensar se o tema é útil (e para que público) ou inovador, mas é fundamental que seja exequível.
- Cria o teu cronograma de acordo com as várias etapas do projeto
Aqui continua a ser imperativo que as datas e timings sejam reais e fazíveis.
- Elabora um portfólio
Nesta secção deves incluir os seguintes elementos (pesquisados ao longo da elaboração do projeto), nomeadamente imagens, links, documentos e notas.
Assim, no final, quando fores reunir toda a informação, estes elementos já estão guardados, o que te irá poupar tempo e aumentar a precisão da informação.
- Faz uma pequena apresentação
Deves explicar o problema/tema base da tua PAP e a sua pertinência e enquadramento; ilustrar factos que sustentam o tema; o que diferencia a tua PAP de outros projetos já criados; e deverás terminar com um argumento forte, que destaque a mais-valia do teu trabalho.
- Treina
“A prática faz o mestre”, por isso, treina a tua apresentação sozinho/a em primeiro lugar, para perceberes o que precisas de ler/estudar melhor.
Quando tiveres confiança suficiente no teu trabalho, começa a apresentá-lo para pequenos grupos de pessoas, nas quais confies, e pede-lhes feedback.
Assim, quando fores fazer a tua apresentação final, será “apenas mais uma” apresentação e estarás preparado/a para a defender e responder a quaisquer questões. Boa sorte!