Profissional vs. Superior: As condições de acesso!
De acordo com as Bases do Sistema Educativo, “os indivíduos, que possuam o Ensino Secundário ou equivalente” deverão realizar um teste de capacidade — para a admissão no cosmos académico —, mas o princípio de equidade de oportunidades não tem sido — devidamente — acautelado, visto que o método de seriação exige que as provas nacionais respondam — somente — às matérias curriculares dos Científico-Humanísticos.
O desenvolvimento de um regime específico era — já — uma promessa antiga, aquando o Decreto-Lei N.º 11/2020 — publicado em Diário da República — anunciou o estabelecimento de um modelo alternativo ao Concurso Nacional — destinado a titulares de Cursos de Aprendizagem, Educação e Formação, Artísticos Especializados e Setoriais das Escolas Turismo de Portugal —, valorizando as singularidades — e competências — dos trajetos de dupla certificação.
| Processo
Após a apresentação das percentagens atribuídas — a cada componente —, o website da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) solicitará a enumeração de três opções — por ordem decrescente de preferência.
Mediante o submetido, a seleção refletirá as reais intenções, que influenciarão — diretamente — o desfecho do procedimento.
| Funcionamento
Estipulando o reconhecimento do trabalho contemplado, a efetuação de instrumentos — de natureza teórica ou prática — avaliará aptidões e perícias — fundamentadas por critérios cumulativos — para o ingresso e progressão no ciclo de estudos.
A identificação do mérito individual assegura a uma escolha justa — e alinhada ao potencial erudito —, reforçando a transparência e contribuindo para a elevação da qualidade.
| Colocação
O “carácter voluntário” — outorgado a Universidades ou Politécnicos — permite a fixação de vagas e a diversidade de áreas disponíveis — para Licenciaturas e Mestrados Integrados.
As sobrantes não poderão ser utilizadas — no Contingente Geral.
Dicas?
- Opta — com pés e cabeça!
- Desconstrói mitos;
- Sê a ponte — entre o saber e o fazer;
- Cumpre os deadlines;
- Prioriza a experiência — em sala de aula.