“Mini 30×30 Challenge” oferece uma noite (com os tubarões)
O prazo para participação no Mini 30×30 Challenge foi alargado até 16 de maio de 2025. A iniciativa, que já envolve crianças e jovens dos 4 aos 18 anos de 16países, tem como objetivo promover a ação dos jovens pelo oceano através de uma carta aberta às Nações Unidas (ONU), apelando à proteção de 30% do oceano até 2030.
Além do contributo educativo e de participação cívica numa iniciativa global, a iniciativa inclui agora um concurso nacional: as três fotografias mais criativas submetidas pelas turmas participantes no Mini 30×30 Challenge, serão premiadas com uma noite única «Dormindo com os Tubarões», no Oceanário de Lisboa.
Uma carta à ONU com voz portuguesa
Os alunos são convidados a subscreverem a carta aberta à ONU e a votarem nos benefícios da criação de Áreas Marinhas Protegidas que consideram mais importantes.Adicionalmente, é disponibilizado um kit pedagógico para aprenderem mais sobre a importância das Áreas Marinhas Protegidas para a saúde do oceano.
Os resultados serão integrados numa mensagem global a ser entregue na próxima Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), que decorrerá em junho de 2025, em Nice, França. Num momento em que estão em causa decisões críticas para o futuro do planeta, torna-se fundamental que a voz dos estudantes seja ouvida neste fórum.
Envolvimento simples e impacto global
A participação está aberta a todas as escolas, professores e jovens entre os 4 e os 18 anos. O processo é simples:
- Numa aula, os alunos exploram a importância de proteger o oceano através da criação de Áreas Marinhas Protegidas, subscrevem a carta aberta à ONU e votam nos principais benefícios das Áreas Marinhas Protegidas;
- A aprendizagem pode ser enriquecida através do kit de recursos educativos disponibilizado, que inclui um pequeno vídeo animado;
- Num apelo à criatividade, as turmas são convidadas a tirar uma fotografia que reflita o seu compromisso e envolvimento com o oceano.
- Concluindo com a submissão de um formulário por turma, com o registo da votação e uma fotografia criativa.
O resultado da votação global irá integrar a carta aberta às Nações Unidas. As fotografias submetidas, que habilitam as turmas participantes de Portugal a ganhar um «Dormindo com os Tubarões» no Oceanário de Lisboa, irão integrar uma peça gráfica, soletrando “30×30”, que será apresentada na UNOC3, numa expressão da vontade de tantos jovens.