Entrevista | Diogo Barbosa, Diretor-Geral da Exponor
O Grande Porto prepara-se para receber a 16ª edição da Qualifica — Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego — de 12 a 15 de março — para explorar o aperfeiçoamento da aprendizagem — um fator diferenciador num paradigma (incessantemente) competitivo.
Diogo Barbosa, Diretor-Geral da Exponor, desvela — em primeira mão — o que ansiar, posicionando a inovação no topo das prioridades.
Rumo a um colossal objetivo — “aquisição contínua de saberes” —, “Create The Future” será o mote. Que ferramentas auxiliam a conquista — efetiva — de competências?
A par das transfigurações — registadas no modelo tradicional de sala de aula —, a abordagem de ensino terá de considerar tendências e acomodar recursos eficazes, que permitam um progresso determinante, nomeadamente plataformas online — Coursera, edX e Udemy —, experiências de Inteligência Artificial — adaptadas ao ritmo e às necessidades individuais —, ambientes de simulação imersivos — Realidade Virtual e Aumentada — ou pequenos módulos — de consumo rápido.
Dividida em inúmeras áreas expositoras — “Institucional” ou “Study Abroad” —, o “Salão de Mestrados, Pós-Graduações e Formação Executiva” é a grande novidade?
Sem dúvida.
Mediante uma panóplia de propostas para Licenciados — que pretendam aceder a ciclos de qualificação ou robustecer perícias —, o recinto contará com a participação de Escolas de Negócios e Faculdades, onde as ofertas apresentarão oportunidades e perspetivas — das 11:00 às 19:00 horas, no Foyer do Pavilhão 6.
Marcando — igualmente — presença, o Podcast Universitário partilhará dicas valiosas?
Procurando — sempre — identificar parceiros, que contribuam para o trajeto vindouro do público visitante, a tour do Rafael e do Diogo garante descomplicar o processo de acesso ao Ensino Superior — desde a candidatura à vida extra-académica — e esclarecer dúvidas.
Já o “Espaço de Orientação Vocacional” — serviço personalizado, que promove o autoconhecimento e a segurança na tomada de decisões — proporcionará o fortalecimento da confiança no planeamento de um percurso profissional consistente e realista, atentando às exigências e volatilidade do mercado empresarial.
E animação?
Com uma entrada impactante, a programação, repleta de energia e interatividade, incluirá atividades — shows de dança, concertos, desfiles de moda e gaming —, impulsionando o espírito de equipa e a diversão.
Simultaneamente, existirão duas zonas de descanso instagramáveis, que criarão momentos inolvidáveis.
O futuro deverá ser encarado com…
Esperança.
Incorporar uma mentalidade positiva, mantendo o otimismo e desenvolvendo aptidões — flexibilidade e adaptabilidade —, manifesta ser crucial para atingir um sucesso próspero — perante os desafios contemporâneos e as disrupções tecnológicas.