Emprego: #5 tendências
À medida que a automação desafia as fronteiras tradicionais do trabalho humano, o mapa das carreiras e habilidades mais almejadas é, incessantemente, redesenhado, onde a adaptabilidade é a nova moeda de troca e a resiliência é a chave para um desempenho de excelência.
Originando contornos peculiares, o futuro do mercado empresarial chegou (e veio para ficar), onde a escassez de talento e a mentalidade retrógrada não possuem lugar.
- Flexibilidade
Emergido no cosmos do remote, as nuances da cultura do “anywhere office” intensificam-se, assumindo uma posição de destaque.
A autonomia e a rotina complacente proporcionadas conduzem ao acréscimo do rendimento e do sentimento de confiança, à diminuição do absenteísmo, ao equilíbrio entre relações, e à economização de tempo e dinheiro.
- Green skills
Sendo os principais impulsionadores da multiplicação de ofícios sustentáveis — mitigação das mudanças climáticas, aplicação dos padrões ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), crescente consciencialização dos consumidores, e localização das cadeias de suprimentos —, as habilidades verdes envolvem perícia em fontes de energia limpa e renovável; eficiência energética; gerenciamento de resíduos sólidos e economia circular; práticas agrícolas; e planeamento de cidades inteligentes.
Contudo, o relatório “Global Green Skills Report” avaliou uma iminente carência na oferta, traduzindo-se, assim, num défice de qualificações expressivo.
- Lifelong learning
A atualização constante, a aquisição de novos saberes e o aperfeiçoamento de competências existentes tornam-se imperativos, perante a era (célere) computacional.
Identificar as necessidades individuais, priorizando as predisposições do seio organizacional e o investimento na capacitação, através da participação em formações, workshops ou palestras, é fulcral para a conquista de um potencial competitivo e cobiçado.
- Semana de 4 dias
O cenário laboral de segunda a sexta-feira, durante oito horas diárias, parece estar em declínio, após a divulgação dos resultados do projeto-piloto, que contou com uma amostra de mil empregadores, oriundos de 10 distritos nacionais.
Relatando um balanço positivo, a 360imprimir — pioneira na implementação do modelo — ratificou que as vantagens superaram (integralmente) os impedimentos — aumento da produtividade e competitividade; promoção do bem-estar físico e mental; redução dos custos de recrutamento, formação e matérias-primas; e poupança de energia.
- Tecnologia
A alfabetização em linguagens de programação, redes em cloud ou design thinking orienta a digitalização de processos e a consumação de soluções inovadoras, viabilizando a otimização de tarefas, a elevação do ritmo de criatividade e eficiência, e o reconhecimento dos atributos interativos dos dispositivos.
— Configurar um servidor para aprofundar conceitos e matérias;
— Integrar fóruns de discussão ou grupos no LinkedIn e marcar presença em conferências e meetups;
— Seguir blogs, podcasts e fontes confiáveis.