Colégio do Porto cria programa inovador de estágios
O CLIP – Oporto International School acaba de apresentar o programa CLIP Take-Off, que serve como rampa de lançamento para os alunos darem o primeiro passo no mundo profissional.
Este programa conta com dois níveis – Ignite e Launch. Para os alunos mais jovens do 8º ano, o nível Ignite é a oportunidade perfeita para conhecer o funcionamento interno de várias organizações. Ao observarem interacções reais no local de trabalho, os alunos vão alargar os seus horizontes e descobrir novas possibilidades de carreira. Para os alunos mais velhos do 11º ano, temos o Nível Launch que os ajuda a explorar a área que eles pensam seguir no futuro, observando e recebendo conselhos de profissionais.
No nível Ignite, após um estágio de 2 dias, os alunos terão a oportunidade de mostrar as suas competências através de uma apresentação oral, bem como receber feedback valioso da empresa.
Estes estágios proporcionam aos alunos uma oportunidade única de ganhar experiência prática e uma visão do mundo profissional. Ao trabalharem ao lado de profissionais da indústria, os alunos podem desenvolver competências que não podem ser ensinadas numa sala de aula, como a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a gestão do tempo”, afirma Patrícia Pinto, coordenadora de Projetos do CLIP.
Os estágios deste ano terão lugar em várias empresas, como por exemplo: Agência Abreu, Águas de Douro e Paiva, BM Car Porto – BMW, BNP Paribas, Caetano Baviera, Cotesi, Ensmile Aligners, Go Porto, Laxton, Lehmann + Silva Gallery, Mystic Invest Holding, Nors, Nortávia, Óptica da Boavista, Retail Mind Group, Romafe, SONAE, Colquimica, SuperBock, CUF, Hospital Pedro Hispano, SmartGate, Telles, Next Lawyer,etc.
“Os estágios na indústria permitem que os estudantes explorem os seus interesses e paixões num ambiente do mundo real. Isto pode ser especialmente útil para os estudantes que não têm a certeza de qual a carreira a seguir, uma vez que lhes permite experimentar diferentes áreas antes de se comprometerem com um determinado curso de estudo”, afirma Patrícia Pinto, coordenadora de Projetos do CLIP.
Estes programas têm o objetivo de ajudar os estudantes a construir uma rede profissional, que pode ser útil quando se candidatam a empregos após a licenciatura, já que têm a possibilidade de estabelecer contactos valiosos e de obter informações sobre o que os empregadores procuram nos candidatos.