Mudança: O impulso (próspero)
Ao atravessar os portões do Ensino Superior, a imersão num oceano de possibilidades, onde a cognição se entrelaça com a contemporaneidade e a prática se une à inovação, promete o florescimento de ramificações emocionantes (e desafiantes).
Em entrevista, Maria do Rosário Pinheiro, Professora Auxiliar e Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), revela as ferramentas imprescindíveis para atingir o pódio da integração, transformando obstáculos em degraus.
Porque as melhores valências estão (sempre) nos maiores riscos!
A adaptação às incessantes modificações é preponderante para o sucesso. Que habilidades deverão ser ampliadas?
A saudade, o isolamento e as dificuldades integrativas — consequentes da transição — colocam à prova a capacidade de transformar adversidades em oportunidades.
Contudo, o mundo académico é um excelente campo de treino, para construir experiências úteis, prazerosas e saudáveis, através da aquisição de competências de resolução de problemas, pensamento analítico, flexibilidade e aprendizagem ativa, mediante a definição de metas realistas, a participação em projetos, grupos, formações ou programas de mobilidade, e a atualização da rede de apoio socioemocional.
A verdade é que, como narrava Ricardo Reis — Heterónimo de Fernando Pessoa —, “somos estrangeiros, onde quer que estejamos”.
Exames. Trabalhos. Prazos. Que estratégias considera basilares para contrabalançar o estudo com as atividades extracurriculares?
A organização de tarefas, a priorização de compromissos e o enfrentamento da procrastinação são primordiais para uma conciliação eficaz das diferentes componentes da vida, uma vez que reger horários e entregas é uma provação repetitiva, que carece de agenda — estabelecer objetivos claros, dividir responsabilidades em etapas e recompensar ínfimos progressos.
O não reconhecimento de realizações, como fruto do esforço aplicado, tende a manifestar-se. Como superar?
Quando a síndrome do impostor se evidencia, o desmerecimento de conquistas e a descrença do potencial exteriorizam-se — ocasionalmente —, sendo imperativo:
- Cultivar uma mentalidade de crescimento, solicitando o auxílio para o desenvolvimento de aptidões, que fortaleçam a determinação;
- Escolher boas companhias, evitando interações tóxicas;
- Ser autocrítico (sem sobredosagem);
- Aceitar as instigações, adotando uma “Yes Mind”;
- Reconhecer forças e vulnerabilidades;
- Não permitir que o medo, a dúvida e a insegurança dominem os pensamentos.
KIT DE SOBREVIVÊNCIA
1. Recursos
“Nunca desistas. Hoje não é para sempre”
_ Nancy Schlossberg
— Calendário e apps de planeamento;
— Material para anotações;
— Referências literárias para o domínio formativo;
— Guias para refinar a memorização;
— Técnicas de leitura;
— Métodos de revisão.
2. Suporte e Inspiração
“O feedback é o pequeno-almoço dos campeões”
_ Ken Blanchard
— Falar e partilhar preocupações com os pares, docentes ou tutores;
— Pedir conselhos a especialistas.
3. Bem-estar
“O otimismo é a fé em ação. Nada se pode realizar sem esperança e confiança”
_ Helen Keller
— Não descurar de uma rotina consistente, onde o sono e a alimentação saudável são inevitáveis;
— Intervalar a aprendizagem com hobbies prediletos, contribuindo para o aumento da motivação;
— Estimular a positividade.