Como são os alunos portugueses? O relatório do PISA 2022 responde!
Dos 690 mil alunos de 81 países e economias, analisados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos de 2022 (PISA), cerca de sete mil estudavam em 224 Escolas portuguesas, ilustrando piores resultados que em 2018.
Vamos descobrir as principais conclusões registadas?
1# Classificações a Matemática pioram
Comparativamente a 2012, a proporção de estudantes com um resultado abaixo do “nível básico de proficiência” a Matemática aumentou quatro pontos percentuais.
2# Em linha com a média da OCDE?
A Ciências, Leitura e Matemática, os alunos portugueses encontram-se próximos dos resultados médios da OCDE, obtendo nível 5 ou 6 em, pelo menos, uma das matérias.
3# 70% interpretam problemas matemáticos sem instruções ou orientações
Conseguindo identificar problemas matemáticos sem necessitar de instruções (nível 2), 7% dos discentes posicionam-se na lista dos melhores.
4# E em textos de extensão moderada? 77% identifica a ideia principal!
77% atingem o nível 2, enquanto que 5% conquista um nível 5 ou 6 em Leitura, onde se deve conseguir interpretar textos longos, lidar com conceitos abstratos e saber distinguir facto de opinião.
5# 78% reconhece a explicação correta para fenómenos científicos
Com base em dados disponíveis, 78% dos formandos alcançou um nível 2 ou superior no reconhecimento da explicação correta para fenómenos científicos, utilizando o conhecimento para determinar se uma conclusão é válida.