Ana Baptista e Ana Mula são as vencedoras da 2ª edição do projeto Antecipar o Futuro
Os projetos “Búzio”, de Ana Baptista, e “Viaturas”, de Ana Mula, são os vencedores da 2ª edição do programa Antecipar o Futuro, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, da NTT DATA e d’O Espaço do Tempo que se realiza sob o tema “Turismo Crítico” e conta com o apoio da BÓIA – Associação Cultural e do Município de Lagoa.
“Búzio” é um projeto de investigação teatral para recolha e divulgação do património material e imaterial de zonas costeiras e balneares portuguesas, lugares que, na sua maioria, sobrevivem à custa de um turismo sazonal e massificado. Mas quem somos quando olhos estrangeiros não nos veem? É aí que reside a nossa autenticidade ou somos uma criação para exportar? Partindo destas questões, Ana Baptista pretende refletir sobre a dualidade “realismo” vs. “utopia” no turismo balnear de norte a sul de Portugal.
Por seu turno, “Viaturas”, de Ana Mula, pretende apresentar a degradação até à destruição de um veículo, gerando um paralelismo com preocupações de sustentabilidade, onde a constante aceleração desenfreada poderá levar-nos ao colapso antropocêntrico, propondo o cruzamento disciplinar entre a dança, o teatro, meios audiovisuais e banda sonora original, para além de atividades de mediação com a comunidade local.
Antecipar o Futuro é um programa de residências artísticas que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação de jovens artistas e suprir uma lacuna importante no setor artístico – a carência de apoios para pesquisa e investigação, motor fundamental dos processos de inovação e renovação.