“Pérola Sem Rapariga” estreia-se em Alcanena
“Pérola Sem Rapariga”, uma encenação de Zia Soares a partir de um texto original de Djaimilia Pereira de Almeida, estreia-se em Alcanena no dia 2 de junho, sendo depois apresentado em São João da Madeira, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, com as artistas Filipa Bossuet e Sara Fonseca da Graça.
A peça parte da vontade das duas criadoras desenvolverem processos artísticos em que texto, dramaturgia e encenação se construam em paralelo, em confronto ou harmonia, abrindo um fluxo dialógico que derive em discurso para cena.
Inspirado na leitura de “Voyage of the Sable Venus and Other Poems”, de Robin Coste Lewis, e do arquivo fotográfico de Alberto Henschel, o espetáculo conduz a pensar a relação entre a superfície do corpo e aquilo que sobre ele somos capazes de dizer, entre legenda e imagem, entre a pele e o salvamento.
O artista visual Kiluanji Kia Henda intervém no espaço, instalando direções possíveis para o conflito entre o corpo e os modos mais ou menos opressivos de o representar. O rapper Xullaji é responsável pela composição e design de som, enquanto a cenógrafa e artista visual Neusa Trovoada assina a instalação e figurinos.