Os exames nacionais estão aí à porta, começa já a preparar o teu estudo!
Com os exames nacionais a aproximarem-se, convém começar já a preparar o estudo para conseguires a nota que tanto queres. Quanto maior for a antecedência com que te começas a dedicar aos exames, maior é a probabilidade de obteres melhores resultados. Por isso, reunimos algumas dicas para teres um estudo de sucesso e rumares à nota 20!
Cria um Ambiente Confortável e Produtivo
Antes de abrires os livros, decide onde o vais fazer! O que se pretende é que o estudo seja o mais confortável possível, para que não seja física ou mentalmente exigente. Por isso, escolhe um local agradável para estudar. O ambiente deve ser sossegado e harmonioso para potencializar a concentração. Podes ouvir música clássica, uma vez que esta pode ajudar a reter informação. Utiliza luz adequada, de preferência natural, garante que tens perto de ti todo o material de que precisas e coloca-te numa posição fisicamente confortável pois estarás algumas horas nessa posição.
Há quem tenha o um espaço designado por: “local de estudo”, mas algumas pesquisas indicam que alternar o local de estudo tem benefícios, uma vez que a mudança de cenários estimula o cérebro e incentiva a memorização! Um dia podes estudar no teu quarto, noutro no jardim e no seguinte na biblioteca podes estudar onde quiseres, desde que reúnas as condições necessárias para te manteres focad@.
Faz um plano de estudos
Organiza o teu tempo de estudo até à data do exame. Faz um plano de estudos para as horas de estudo que irás dedicar a cada disciplina e a cada matéria divide a matéria pelo número de dias que faltam até ao exame, e se possível deixa uma margem de dois/três dias, para imprevistos.
Escreve os teus objetivos e define prazos para os atingires, em cada disciplina.
A organização é um passo fulcral para a obtenção de bons resultados e irá garantir-te que cumpres os teus estudos a tempo e da melhor maneira!
Método de estudo
- Escreve num caderno. Cada vez mais o computador é um meio de estudo, no entanto, por vezes pode ser uma distração! Por isso, escrever os resumos em papel poderá ser uma melhor opção. Está comprovado que este método ajuda a reter a matéria mais facilmente, pois escrever à mão é uma atividade mais lenta, que exige maior concentração, ao contrário do digital, que oferece atalhos. O melhor é encontrar um equilíbrio entre o digital e o tradicional, para obter “o melhor dos dois mundos”.
- Lê e relê. A matéria pode ser extensa, mas ao teres uma perspetiva geral dos conteúdos, vais conseguir interligá-los e percebê-los melhor. Começa com uma leitura geral e destaca o que consideras mais relevante com marcadores coloridos. Enquanto lês, faz anotações e resumos, cria um género de um índice, que te ajudará a consultar o livro/manual e aponta as tuas questões, para procurares uma resposta junto dos teus professores depois.
- Pratica e faz exercícios. Já sabes a teoria? Está na altura de fazer (muitos) exercícios para aplicares o conhecimento. O ideal é que esta etapa seja faseada, estuda módulo a módulo e antes de avançares para o seguinte, pratica, faz exercícios. No final do estudo de todas as disciplinas faz provas gerais e exames nacionais dos anos anteriores disponíveis online ou nos manuais de preparação.
- Complementa o estudo. Ao estudares, certamente que te surgem dúvidas, por isso não hesites em procurar ajuda! Uma opção excelente é estudar em grupo, “duas cabeças pensam melhor que uma”. Partilha resumos e organiza sessões de estudo. A partilha de conhecimentos permite que vejam perspetivas diferentes, aproveitando o que uns percebem melhor para complementar aquilo que outros não dominam tão bem e vice-versa, promovendo uma entre-ajuda em grupo.
Materiais de apoio
- Manuais e livros que podes consultar
Uma excelente opção são os livros do IAVE. Seja qual for a disciplina, o IAVE disponibiliza manuais que compilam as matérias completas de Português, Matemática 3.º Ciclo e Matemática A, Biologia e Geologia A, Física e Química A, Economia A e Geografia A.
Cada um destes manuais está dividido em capítulos referentes a diferentes temas da matéria – e no final de cada capítulo, existem exercícios complementares para praticar. Os manuais possuem também provas finais e provas de anos anteriores, para te familiarizares com o formato e o tipo de resposta. - Recolhe os materiais de estudo necessários à preparação do exame, caderno, manual, livro de exercícios, recursos online, resumos. Analisa os exames dos anos anteriores e assinala as matérias mais importantes.
Cuida de ti
Um dos aspetos mais importantes de todo este percurso és tu! Tens de estar bem física e mentalmente para obteres os melhores resultados possíveis.
Ao estudar faz pausas, não estudes demasiadas horas seguidas, organizar o estudo facilita o processo, caso contrário a tua atenção vai dispersar e o esforço terá sido em vão. Evita “fazer noitadas”, o descanso é essencial para estudar e assimilar conteúdos, portanto, garante noites bem dormidas e dorme pelo menos 8 horas por dia.
O exercício físico também é uma excelente ferramenta para manter a mente fresca e ativa para os estudos, uma vez que é um forte aliado à saúde mental. Para além disso, bebe muita água, a hidratação ajuda a manter a mente sã.
Começa a estudar com antecedência
Não esperes pelo fim das aulas para preparares as matérias. Ao longo do semestre identifica os principais pontos e matérias e faz um índice que te ajude a organizar a disciplina.
Procura ajuda dos teus professores
Aproveita para tirar todas as questões que te surgiram ao longo do estudo com os professores quando as aulas terminarem. Se os teus professores disponibilizarem tempo para apoio à preparação dos exames, não deixes de o frequentar! Se começares o teu estudo, enquanto as aulas ainda decorrem, podes esclarecer as tuas dúvidas no início ou no final de cada aula.
Caso sintas necessidade, procura explicações extraescolares, há cada vez mais opções disponíveis e personalizadas para a época de exames.
Motiva-te e concentra-te no que estás a fazer. Não fiques demasiado nervos@ ou ansios@, relaxa, come e dorme bem e cria uma boa dinâmica de estudos. Seguindo estes passos, estás no caminho certo para que tudo corra bem.
Boa sorte!