Prémio Pedro Matos desafia alunos e professores a desdramatizar ensino e aprendizagem da Matemática
“Matemática: Tragédia ou Comédia?” é o mote da 15ª edição do Prémio Pedro Matos, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, que desafia alunos e professores do ensino do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário a refletir sobre como desdramatizar o ensino e a aprendizagem da Matemática, procurando desconstruir a sua faceta mais hermética e sensibilizar para as consequências da iliteracia matemática.
Os participantes são convidados a apresentar trabalhos que abordem temas como as razões pelas quais a Matemática é geralmente considerada complicada, desafiante ou desesperante; abordagens inovadoras do ensino da Matemática; humor no ensino da Matemática e recomendações de boas práticas para prevenir tragédias futuras devidas à má utilização desta ciência do raciocínio.
Os projetos elaborados serão expostos no evento “Mat-Oeste 2023″, que decorrerá no dia 14 de julho, sugerindo-se a utilização de fotografias, desenhos, materiais interativos e vídeos, de forma a despertar a curiosidade dos visitantes.
Os interessados devem realizar a sua pré-inscrição online até dia 08 de maio. A candidatura e a entrega dos trabalhos decorre até dia 09 de junho. Queres saber mais sobre o concurso? Consulta as normas e o regulamento aqui.
O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e as suas aplicações, bem como despoletar novos jovens talentos.