Dia da Mulher: 5 portuguesas que se chegaram à frente
No Dia Internacional da Mulher, destacamos algumas mulheres portuguesas que colocaram a sua marca no mundo. Para além disto, todas estas referências ajudaram para a evolução do papel da mulher na sociedade, seja em termos de igualdade, de oportunidades ou de destaque.
- CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO
Feminista e sufragista, Carolina usou o sistema a seu favor, sendo mãe e viúva, fez valer o seu estatuto de “chefe de família” a quem estava consagrado pela lei, o direito ao voto. Assim, votou em 1911 para a eleição da Assembleia Constituinte. O seu ato valeu uma alteração à lei, que deixou de permitir o voto aos simplesmente “cidadãos eleitores”, acrescentando especificamente “do sexo masculino”.
- CAROLINA MICHAËLIS
Crítica literária e escritora, foi a primeira mulher a lecionar numa universidade portuguesa, na Universidade de Coimbra. Nascida em Berlim, Carolina Michaëlis teve ainda grande relevância enquanto mediadora entre as esferas culturais e artísticas portuguesa e alemã.
- MARIA DE LOURDES PINTASILGO
Foi a única mulher a chefiar um Governo em Portugal, o V Governo Constitucional. Maria de Lourdes Pintasilgo foi a nossa primeira-ministra de julho de 1979 até janeiro de 1980.
- BÁRBARA VIRGÍNIA
O seu nome verdadeiro era Maria de Lourdes Dias Costa, mas manteve o nome artístico com que se apresentava enquanto atriz, locutora de rádio e declamadora. Foi também com esse nome que assinou, em 1945, o filme Três Dias Sem Deus, o primeiro alguma vez realizado por uma mulher portuguesa.
- ISABEL RILVAS
Foi a primeira mulher a saltar de paraquedas e a fazê-lo não só em Portugal, mas em toda a Península Ibérica. Foi a impulsionadora do esquadrão das Enfermeiras Paraquedistas, que enfrentaram os males da guerra em África.
Dia da Mulher: 5 portuguesas que se chegaram à frente