Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia
O Building the Future 2023, principal evento português de transformação digital, patrocinado pela Microsoft e organizado pela Imatch está a decorrer entre os dias 25 e 26 de janeiro.
Começou ontem, dia 25, com as intervenções de Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa; Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, e Patrícia Mamona, atleta olímpica.
“Acredito que a tecnologia pode trazer mais riqueza e mais emprego para a nossa cidade.” refere Carlos Moedas. Já Andrés Ortolá afirma que “Vivemos num momento de interseção entre o risco e a oportunidade, sendo necessário uma nova revolução industrial marcada pelo software.”
No decorrer do primeiro dia, o evento contou com uma série de testemunhos, que provam que a tecnologia está a redefinir o progresso humano e a revolucionar a indústria:
- Na indústria da moda, a startup portuguesa Fashable, desenvolveu um algoritmo que permite criar designs de roupa com base em sistemas de inteligência artificial – o que permite o desenvolvimento de coleções de forma mais rápida, reduzindo o desperdício.
- Na saúde, o enfermeiro João Rodrigues, da ARS Norte, sem experiência em programação, desenvolveu em dois dias, uma Power App, que permite otimizar processos como rastreios do cancro do colo do útero, bem como, otimizar processos de gestão de equipas de enfermeiros e médicos.
- Na Marinha Portuguesa, ocorre o recolher de dados em tempo real, que permite garantir não só a biodiversidade da costa marítima portuguesa, como a fiscalização e controlo costeiro.
O segundo dia, a decorrer hoje, dia 26, conta com a intervenção de figuras ilustres na área tecnológica, que vão explicar o programa “365 Nonprofit” da Microsoft, que permitiu ao Banco Alimentar contra a Fome automatizar a e profissionalizar processos e melhorar a cibersegurança.
Pela primeira vez, o evento é de acesso online gratuito.