Centro Ciência Viva em Lousal inaugura novo projeto educativo
A “Escola Ciência Viva- A Escola é uma Mina” foi inaugurada no Lousal no dia 11 de janeiro em Lousal, Grândola.
Este projeto educativo, da rede Ciência Viva, visa proporcionar aos alunos das turmas do 4º ano, do Agrupamento de Escolas de Grândola, a oportunidade de frequentarem, em complemento à sua escolaridade formal, uma escola de características singulares.
Durante uma semana do calendário escolar, cada turma irá experienciar atividades práticas, experiências e de campo, interações com comunicadores de ciência e investigadores convidados, que irão abordar temas das áreas da Biologia, Geologia, Astronomia e Tecnologia.
Na sessão de inauguração, o presidente da Associação Centro Ciência Viva do Lousal referiu que “A ciência tem tudo a ver com a infância. Há muitos aspetos que são comuns a estas duas condições: a de ser cientista e a de ser criança. As duas principais qualidades de um cientista são a curiosidade e o não ter medo de falhar, qualidades claramente infantis, que vamos perdendo à medida que crescemos.”
O projeto “A Escola é uma Mina”, dinamizado pelo Centro de Ciência Viva do Lousal – Mina da Ciência, integra-se no Programa “Impulso Jovem Steam” da Rede de Escolas Ciência Viva, financiado ao longo de 4 anos pelo Programa de Recuperação e Resiliência, em articulação com o Ministério da Educação.