Véspera de Ano Novo e as suas tradições
A véspera de Ano Novo é celebrada no dia 31 de dezembro e é uma das principais datas festivas do ano. É o último dia do ano, antecedendo o Dia de Ano Novo, no dia 1 de janeiro.
Neste dia são feitos os preparativos para a ceia de passagem de ano e para a celebração do novo ano, também conhecido como Réveillon, palavra de origem francesa que significa “despertar, acordar”.
À meia noite de dia 31 de dezembro há rituais e tradições que se cumprem, para atrair sorte e felicidade para o novo ano que está a começar. Desde o que vestir, o que fazer, o que comer, a Mais Educativa traz-te algumas das tradições que podes seguir.
E porque não fazer todas ao invés de uma? Sorte é sempre precisa – mas não te esqueças, tu é que fazes a tua sorte!
- À meia noite, brindar com champanhe e comer 12 uvas passas. Ao mesmo tempo que se comem as passas, pedem-se 12 desejos, um por cada mês do novo ano.
- A tradição diz que estrear uma peça de lingerie na noite de passagem de ano é a “receita mágica” para entrar no primeiro dia do ano com o pé direito. Nos centros comerciais, as lojas de roupa interior estão cheias de peças azuis, uma cor associada à paz e à tranquilidade e a mais comprada pelas pessoas. No entanto, cada cor está associada a um significado.
-
-
- Azul é a cor que traz segurança e paz de espírito para o novo ano, pois é a cor da tranquilidade, harmonia e saúde.
- O verde representa as energias da natureza, esperança, equilíbrio e recomeço, por isso, é sinal de vida, de energia e de bem-estar geral.
- O vermelho, apesar de ser uma cor de Natal, na passagem de ano o seu propósito é o amor. É uma boa aposta para quem procura romance durante o próximo ano.
- O branco é a cor da paz e do equilíbrio.
- O rosa representa romantismo, beleza e harmonia. É uma ótima opção para manter a boa energia nas relações interpessoais, sejam elas amizades ou relacionamentos.
- Preto é a cor do poder, do mistério e do luxo.
- O amarelo/dourado são as cores associadas ao ouro e, por isso, são a “chave” para a boa sorte a nível económico. Além disso, é uma cor alegre e pode atrair diversão.
-
- Fazer muito barulho. Esta tradição consiste em bater tampas de panelas e tachos à janela, para afugentar tudo o que de mau houve no ano que passou.
- Subir para uma cadeira – sempre em segurança – com o objetivo de estar acima do chão, para simbolizar a subida na vida.
- Dinheiro atrai dinheiro. Por isso, há quem goste de começar o ano com dinheiro à mão. Colocar uma nota dentro dos sapatos e ter dinheiro na carteira, são outras opções para tentar atrair riqueza.
- É usual as pessoas ligarem aos seus amigos e familiares para lhes desejar um bom ano novo.
- Entrar no novo ano com o pé direito.
Como é um dia de festa, e cheio de superstições, há um cuidado especial com a indumentária e muitas pessoas optam por vestir uma roupa especial e festiva, para esta ocasião.
Neste dia é feito um balanço do ano que termina, são relembrados os momentos bons e maus e os acontecimentos mais marcantes do ano, seja a nível pessoal ou profissional.
Desta forma, são escolhidas as resoluções de ano novo, a cumprir ao longo do ano, com toda a energia e motivação que a mudança de ano proporciona. A Mais Educativa deseja-te um ótimo ano!