Academia Próxima Geração volta para formar 30 jovens em participantes ativos da sociedade civil
A Associação Próxima Geração chegou este ano a Portugal e procura 30 jovens para participarem na segunda edição da Academia Próxima Geração, com o objetivo de se tornarem atores democráticos éticos, confiáveis e sustentáveis.
Incluída na rede global apartidária Apolitical Academy, esta iniciativa conta com o alto patrocínio da Presidência da República, e é a primeira associação portuguesa multi-partidária, sem fins lucrativos, com o objetivo de revitalizar a democracia.
Durante 12 semanas, jovens dos 16 aos 30 anos terão a oportunidade de aprender como atender às necessidades dos cidadãos e encontrar soluções para responder aos desafios atuais da sociedade.
A segunda edição da Academia arranca dia 27 janeiro de 2023 e termina a 30 de abril, onde os participantes vão adquirir competências de liderança, comunicação política, ética, e conhecimentos da estrutura do poder local, governo central e instituições europeias e mundiais.
Neste período, serão desafiados a realizar atividades como a criação de políticas públicas, a escrita de um manifesto, a organização de uma campanha de angariação de fundos por uma causa, entre outros. Para além disso, terão a oportunidade de refletir discutir temáticas atuais (globais e locais), sempre com um especial foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para implementação da Agenda 2030.
Pelas palavras do Diretor Executivo da Próxima Geração, Ricardo Marvão, “é muito importante que exista na política e na sociedade civil transparência, debate de ideias e pensamento crítico. A governação democrática de um país não se faz sozinha, é necessária uma engrenagem que complemente vários ideais e um grande equilíbrio para que tudo funcione correta e naturalmente. É a pensar nisto que, depois de uma primeira edição muito bem-sucedida, seguimos agora para a segunda edição da Academia Próxima Geração, com o objetivo de preparar os participantes para o dia a dia de um cidadão ativo, consciente e com um pensamento crítico. Para tal, o nosso programa irá fornecer a este novo grupo de participantes as ferramentas necessárias e mostrar-lhes como podem ser usadas para poderem contribuir positivamente para a prosperidade da democracia e para o bem-estar da sociedade”.
As candidaturas estão abertas para esta segunda edição da Academia Próxima Geração e conta ainda com o apoio do IPDJ – Instituto Português da Juventude, Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, das Câmaras Municipais parceiras e de donativos pessoais.