A importância da Educação no Dia Internacional dos Estudantes
A 17 de novembro comemora-se o Dia Internacional dos Estudantes. O dia homenageia a memória e a bravura de um grupo de estudantes da antiga Checoslováquia, que lutaram, com muita coragem, contra as tropas nazistas que invadiram o país durante a Segunda Guerra Mundial.
A 17 de novembro de 1939, a Federação Central de Estudantes Checoslovacos foi invadida pelos nazis. Inúmeros dirigentes estudantis foram assassinados e outros levados para campos de concentração, onde sofreram com as cruéis torturas do Holocausto.
O Dia Internacional do estudante foi estabelecido em 1941, durante o Conselho Internacional de Estudantes e serve para homenagear o ser humano enquanto estudante e aprendiz, que se aplica e dedica a aprender e praticar habilidades. O objetivo deste dia é atribuir maior importância para o aluno e para a educação.
Mais do que simplesmente uma data para festejar os estudantes, o dia tem potencial para despertar nos jovens o desejo de ser mais atuante na sua sociedade e de se educar. A educação é fulcral, numa época em que os jovens cada vez mais são alienados pela sociedade em seu redor, não possuindo opinião sobre diversos assuntos. É fundamental que os estudantes sejam inspirados e motivados a darem o melhor de si e a serem atuantes na sociedade em geral.
A educação tem o poder de mudar o mundo. Por meio da educação nas escolas, são transmitidos conhecimentos e habilidades, que ao serem estimulados e colocados em prática pelos estudantes, têm o poder de mudar a sociedade. Combater a desigualdade social, estimular a sustentabilidade, promover os direitos humanos, diminuir a violência, entre outros tantos.
O direito à educação é universal, mas infelizmente muitas crianças e jovens não têm acesso e este direito básico – 258 milhões, segundo os dados da ONU em 2020. A luta pela educação não foi apenas no dia 17 de novembro de 1939. Continua todos os dias, como dever de todos os cidadãos.
Enquanto estudante do ensino básico é teu dever manter uma voz ativa e lutar pelos teus direitos!