Depressão e Ansiedade nos jovens – Como combater?
Hoje, dia 2 de novembro, comemora-se o Dia da Consciencialização do Stress. Ocorre tradicionalmente na primeira quarta-feira de novembro e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância do bem-estar e da partilha de estratégias no combate ao stress.
Neste período de testes, apresentações e entregas de trabalhos, conciliar as tuas obrigações escolares com as tuas atividades extracurriculares e com a tua vida social, seja família ou amig@s, nem sempre é fácil.
É normal que tenhas um aumento dos sintomas de ansiedade e stress, como irritabilidade, insónias e sintomas depressivos.Com eles vêm o isolamento, a perda de rendimento, as restrições sociais, o medo e a incerteza de falhar no teu desempenho escolar.
A Mais Educativa está aqui para te apoiar no processo de estudos e ajudar-te a implementar estratégias para lidar com o stress, para que não te sobrecarregues e continues forte e presente para a tua família, amig@s e colegas.
Partilhamos contigo algumas dicas úteis para combateres o stress:
-
Dorme bem! Dorme entre 7 a 9 horas por dia, para garantir uma boa saúde, seja física ou mental e teres um melhor rendimento durante o dia.
-
Contar até 10 e respirar fundo! Quando respiramos lentamente, oxigena-se as células cerebrais, o que nos tranquiliza.
-
Organiza bem o teu tempo! Se organizares os teus testes e trabalhos, planeares as tuas horas de estudo e atividades extracurriculares e definires bem as tuas prioridades, o teu sucesso escolar está praticamente garantido. Ao controlares o teu tempo, controlas os resultados obtidos.
-
Pratica atividade física. A prática de exercício físico aumenta a produção de endorfinas – as hormonas que produzem bem estar no ser humano. O simples facto de te concentrares no teu corpo e esqueceres as obrigações diárias, é suficiente para aliviar o stress.
-
Faz uma atividade que gostes, como ler, ouvir música ou pintar. Está comprovado que estas atividades têm potencial terapêutico no combate da ansiedade.
Apesar de invisível, o stress tem um peso elevado. Não o ignores, pois pode levar a sérias complicações de saúde. Agora, mais do que nunca, devemos priorizar a nossa saúde mental.
Depressão e Ansiedade nos jovens – Como combater?