“Sala de Aula, um olhar adolescente”, curadoria de Joaquim Moreno inaugurada em Bordéus
O arc en rêve centre d’architecture, em Bordéus, recebe a exposição Sala de Aula, um olhar adolescente de Joaquim Moreno. A exposição foi inaugurada no dia 13 de outubro em Bordéus e vai estar patente na Garagem Sul no próximo ano.
Esta exposição reflete junto de uma geração que passou a maior parte da sua vida escolar durante a pandemia, a estudar em casa e que, num momento para o outro, viram-se a regressar ao que, aparentemente, eram espaços de aprendizagem completamente inalterados. Aqui está exposta o padrão que corresponde às velhas salas de aulas e que agora se propõem várias questões sobre a arqueologia das salas de aula do ensino secundário depois da Segunda Guerra Mundial.
A organização da Garagem Sul reflete: “como foram produzidos esses espaços? como foram gerados esses corpos e com que ecologias? Que relações os constituíam como um corpo político? Que normas a educação artística estava necessariamente a transgredir? E como é que a educação profissional reorganizou as relações entre o trabalho e a educação?”
A exposição é coorganizada pelo Centro Cultural de Belém/Garagem Sul (Lisboa), arc en rêve centre d’architecture (Bordéus) e Z33 House for Contemporary Art, Design & Architecture (Hasselt).