ALBUFEIRA ASSINALA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL COM A 1.ª EDIÇÃO DE “SINERGIAS”
O Dia Mundial da Saúde Mental e o Ano Europeu da Juventude, de 10 a 15 de outubro, serão celebrados no Município de Albufeira com a primeira edição do programa SINERGIAS, uma iniciativa promovida pela autarquia, com organização da Rede Macramé, em parceria com a ARS – Administração Regional de Saúde do Algarve (ACES).
Destinado a crianças, jovens e à comunidade em geral, disponibiliza atividades, experiências, momentos de conversa, reflexão, partilha de ideias tudo sobre saúde mental e bem-estar individual e organizacional, durante os seis dias deste programa diversificado que vai estar a decorrer em escolas do 3.º ciclo e secundárias, equipamentos municipais, instalações das Juntas de Freguesia, Parque do Ribeiro, Praia dos Pescadores, entre outros pontos da cidade.
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no dia 10 de outubro com o objetivo de chamar a atenção para este tema, combatendo o estigma e preconceito associados à saúde psicológica. O SINERGIAS alerta a comunidade “O projeto tem por objetivo alertar a comunidade em geral para a importância de se criarem sinergias, unir esforços, competências e talentos, com vista a proporcionar às crianças e jovens do concelho ambientes saudáveis, que contribuam para a melhoria do seu bem-estar, desenvolvimento e equilíbrio emocional, sensibilizá-los para a coresponsabilidade, bem como impulsionar o trabalho em rede, com o envolvimento da família, escola, autarquia, associações, empresários e todos os cidadãos em prol da saúde mental dos mais jovens”, de acordo com a organização.
Pelas palavras do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, João Carlos Rolo, esta “iniciativa assenta no pressuposto de que as crianças e jovens não são apenas responsabilidade dos pais, educadores e professores, mas de toda a comunidade onde os mesmos se encontram inseridos, daí a importância do trabalho em rede e de que todos estejam atentos para detetar, mas sobretudo para prevenir situações de isolamento e desequilíbrios emocionais, que possam conduzir a problemas de saúde mental”.
O programa pretende contribuir para uma melhor compreensão da comunidade para questão do bem-estar e saúde mental das crianças e sensibilizar a comunidade para a importância da juventude na construção do futuro e de uma Europa melhor.
Segundo a autarquia, este programa é preenchido com “atividades e experiências motivadoras em que se privilegia as interações entre profissionais das áreas da saúde mental e da educação, alunos e comunidade. Atividades destinadas a melhorar a saúde do corpo e da mente” e o autarca considera importante já que “as evidências científicas demonstram que a doença mental nas crianças e jovens resultam muitas vezes em insucesso escolar, problemas no relacionamento social e familiar, instabilidade no emprego, entre outras dificuldades difíceis de reverter, com custos elevadíssimos a nível económico e social”.
O programa é de entrada gratuita, mas requer inscrição prévia nas atividades. Preenche aqui o formulário e acede ao programa detalhado.