Combate ao desperdício têxtil junto de escolas de Leiria
“Se não Vestes, Valoriza!” é um projeto-piloto no Município de Leiria, com início em outubro, que visa combater o desperdício têxtil, junto às escolas do concelho e representa um investimento de 23.911 euros.
A apresentação do projeto, com um prazo de execução de 12 meses, foi liderada pelo vereador do Ambiente, Luís Lopes, e por Filipe Falcão, representante da ToBeGreen. As 15 escolas que vão integrar este projeto estiveram representadas nesta reunião, na qual Luís Lopes destacou “a importância de, enquanto comunidade, ser crucial refletirmos na urgente necessidade de gerirmos os recursos que temos disponíveis”, segundo nota da CM Leiria que é pioneira neste âmbito.
“Este é um processo de crescimento que temos de fazer juntos. É um investimento nas gerações atuais e nas gerações futuras”, concluiu.
A missão de “Se não Vestes, Valoriza!” passa por contribuir para o desperdício têxtil no Concelho de Leiria, valorizando-o, com o objetivo de realizar uma gestão sustentável dos materiais, promoção de uma economia circular, e redução de resíduos enviados para aterro, bem como, dos respetivos custos.
Como é que isto será possível? A CM Leiria explica que “os têxteis serão reciclados, dando origem a novos artigos, que reintroduzidos na cadeia de valor, contribuem para a redução do impacto ambiental”. As escolas e organizações vão participar em sessões de sensibilização, onde também serão colocados contentores específicos para recolha de vestuário e têxtil. O próximo passo do processo realiza-se nos centros de tratamento e valorização de resíduos da ToBeGreen.
Os têxteis serão transformados em matéria-prima para novos produtos que poderão ser recolhidos, de acordo com a quantidade recolhida, e distribuídos pelo estabelecimento de ensino participante.
O estabelecimentos parceiros do projeto integram o projeto municipal “Eco Escolas” e vão estar inscritos numa plataforma de recolha do Município.
Sabe mais aqui.