Concurso para sensibilização da importância da água dá prémios a alunos do secundário
Com o mote “O que podemos fazer para combater a escassez da água?”, o “Não fiques à seca” é o concurso que coloca em prova alunos do secundário, provenientes de 80 municípios do Norte do país, sobre a importância da preservação da água.
Promovido pela Universidade Católica no Porto, em parceria com a Águas do Norte, S.A., a Águas do Douro e Paiva e a SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, este concurso desafia os jovens a criarem um vídeo de sensibilização para a redução e reutilização de um dos nossos bens mais escassos: a água.
Individualmente ou em equipa, os melhores vídeos serão premiados. Inscreve-te até 29 de outubro.
A vice-presidente da Universidade Católica no Porto, Célia Manaia revela:
O concurso está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Água Potável e Saneamento (ODS6) e Ação Climática (ODS13) – e pretende suscitar nos estudantes do secundário a vontade de aliarem as suas competências de comunicação e vídeo com este tema tão pertinente: a preservação de um bem escasso como é a água.”
Este concurso dirige-se a todos os estudantes do secundário, desde o 10º, 11º até ao 12º, de qualquer área científica e põe à prova os seus conhecimentos através na imaginação e criatividade. O tempo máximo do vídeo é de 3 minutos e requer uma mensagem clara, baseada em informação credível e rigorosa, igualmente criativa e assertiva e que cumpra o objetivo de sensibilização.
O propósito final é dar voz a esta problemática através de uma campanha inclusiva que pretende chegar a todos os cidadãos independentemente da idade, de maneira a mudar comportamentos e hábitos de consumo.