A Animais de Rua já ajudou 46743 animais desde 2009
Milhares de animais nas ruas já foram ajudados pela Associação Animais de Rua, uma entidade formadora certificada pela DGERT, que os esteriliza, alimenta e cuida, no âmbito do bem-estar animal e a saúde pública.
Portugal confronta-se com um problema, segundo esta Associação, que é a sobrepopulação de animais de rua. Para fazer face a esta realidade, as associações de abrigo, muitas vezes sem recursos financeiros e humanos, recolhem os animais e tentam combater esta problemática.
A Animais de Rua foi criada neste sentido e com o objetivo de “minorar o sofrimento destes animais sem lar e evitar que nasçam outros nestas condições”, conforme comunicado da Associação.
De acordo com o contador disponível no site, a Associação já prestou auxílio a 46743 animais, desde a sua fundação, em 2009.
A Animais de Rua atua em várias vertentes, como já vimos, principalmente através de um programa de controlo populacional de animais na rua; um programa de adoção; programa educativo com o objetivo de consciencializar e educar as crianças sob o ponto de vista desta realidade; campanhas informativas; Workshops e acções de formação – em parceria com a Change For Animals Foundation (CFAF).
O Relatório de Atividades e Contas divulgado na página online que diz respeito ao ano de 2021, revela as várias iniciativas, parcerias e valores alcançados nesse ano, bem como uma carta do presidente, Peter Janson, que revela:
No ano de 2021 foram esterilizados 4.740 animais. O total de animais esterilizados, desde o início da vida da associação, atinge os 37.374: neste ano de 2022 atingiremos o número redondo de 40.000 animais intervencionados.
Mencionando, nesse sentido, que “é importante refletir sobre o que isto significa”.
Neste documento, a Animais de Rua deu conta da continuação do seu trabalho e novos contributos no Município de Cascais, na União de Freguesias de Sintra e no Município de Gondomar, com quem realizaram protocolos com o objetivo de reforçar o papel importante da Associação e, assim, atingir resultados positivos e duradouros junto das autarquias.
Esteve integrada em vários projetos, quer a nível nacional ou internacional. No panorama internacional fazem menção de vários, tal como o #EU FOR ANIMALS que pretende a presença de um Comissário Europeu para o Bem-Estar Animal, a #EUROGROUP FOR ANIMALS para reforçar a proibição da testagem cosmética em animais e até ao #INTERNATIONAL CATCARE: o curso “Becoming a Cat Friendly Homing Center”. Estes são alguns exemplos de projetos, mas também realizam uma série de formações teórico-práticas e lançamentos de produtos, disponíveis aqui, como é o caso da Agenda Animais de Rua 2022, de peças artísticas ou até de livros, unindo, assim, a missão de proteção animal e promoção de bem-estar à celebração da Arte.