Candidaturas abertas para a Academia de Música de Lisboa
As inscrições para o novo ano letivo da Academia de Música de Lisboa estão abertas e basta preencheres um formulário com todos os dados que te são propostos, disponível online.
A Acordarte – Academia de Música de Lisboa foi fundada em 2004 e trata-se de uma escola de música integrada no Ensino Artístico Especializado do ensino particular e cooperativo. A sua oferta formativa suporta várias dimensões dentro das quais encontramos para os mais novos a Música para Bebés, Jardim da Música e Iniciação. De seguida, o Curso Básico. Oferece igualmente um Curso Secundário, cujo plano de estudos se divide entre disciplinas científicas (História da Cultura e das Artes; Formação Musical; Análise e Técnicas de Composição) e disciplinas técnicas-artísticas (instrumento/Composição; Acompanhamento e Improvisação; Classes de conjunto – concertos, recitais, ensaios, estágios, digressões ou workshops); Oferta complementar (de Instrumentos, como violino, violoncelo e guitarra; Coro Juvenil; Música de Câmara; Orquestra e Camerata).
“O talento educa-se” dá mote a esta escola que é resultado de um sonho dos seus promotores que viram na música uma área de intervenção para crianças e jovens.
A Acordarte – Associação Promotora da Educação Cultural e Artística, tem a tutela da Academia, e tem vindo a contribuir para uma maior integração das artes na dimensão da educação e cidadania, através de uma intensa e regular atividade cultural.
Em 2017, inauguraram as novas instalações e a Academia de Música de Lisboa tem marcado a sua posição no panorama musical português, cuja missão e valores baseiam-se em estudos científicos de universidades como Rice University, Northwestern University, San Francisco State University que comprovam que a música é a primeira forma de comunicação utilizada, sendo fundamental para o posterior desenvolvimento da linguagem. Para além disso, o estudo da música ou aprender a tocar um instrumento musical tem claros benefícios para o desenvolvimento do raciocínio lógico e melhora as capacidades auditiva, de processamento e compreensão do som no cérebro.
O companheirismo e o respeito pelo próximo estão intrínsecos nos espaços da Academia que promovem a interação social. A disciplina, o trabalho, o rigor e a excelência são valores que são estimulados na escola, com o propósito de potenciar capacidades individuais, fonte de valorização pessoal, de autoestima, de bem-estar, de equilíbrio emocional e de harmonia social que a própria música pode proporcionar.