VET na Rua é o mais recente projeto da Animalife
O município de Lisboa e a Animalife criaram o projeto “Street VET – VET na Rua” para proteger os animais. Esta proposta, assinada a 5 de agosto, prevê tratamentos veterinários como desparasitações, vacinação e identificação eletrónica dos animais de companhia de quem se encontra em situação de vulnerabilidade social.
Foi criado em 2020 com o objetivo de ajudar as famílias com animais domésticos que não conseguem cumprir com as disposições legais relativas aos animais a seu cargo.
Constituído por uma equipa multidisciplinar, a assistente social e o veterinário prestam serviço médico-veterinário ao domicílio de famílias carenciadas sinalizadas em instalações da Juntas de Freguesia e pela Câmara Municipal de Lisboa.
Este projeto, pioneiro em Portugal, é válido por três anos e garante a alimentação, produtos de higiene e acolhimento temporário de animais. Também é possível realizar acompanhamentos a clínicas veterinárias, nos casos em que seja necessário tratamentos cirúrgicos (como esterilizações, entre outros).
O objetivo principal do VET na Rua é prevenir o abandono de animais por situações de carência económica, nesse sentido, pretende sinalizar famílias em situação de carência económica com animais a cargo e acompanhá-las; sensibilizar e educar a população no que diz respeito aos animais de companhia; prevenir questões de saúde pública; melhorar o bem-estar das famílias carenciadas e de pessoas em situação de sem-abrigo e dos seus animais de companhia.