Eco Festival Azores Burning Summer de 24 a 27 de Agosto em São Miguel
A cultura e a ecologia misturam-se entre os ritmos do Eco Festival Azores Burning Summer que se realiza entre os dias 24 e 27 de agosto, na ilha de São Miguel, nos Açores. Com muitos concertos, cinema na praia, land art, eco market, expo veículo elétricos, o Programa Comunitário de Saúde VIVE e o Programa HABITAT são alguns dos eventos que fazem parte do festival.
O Eco Festival Azores Burning Summer acontece desde 2015, na Praia dos Moinhos, na freguesia do Porto Formoso. A beleza natural, as tradições e a gerações que se juntam nesta localização e tornam-la singular.
Com um conceito equilibrado, que não procura ser um festival de massas, este festival tem um reduzido impacto ambiental e valoriza a qualidade da experiência por parte do público e a sua relação com a natureza envolvente que contribui para a afirmação dos Açores enquanto destino turístico sustentável.
Com um posicionamento ecofriendly com o objetivo de dinamizar o turismo criativo da região, onde as preocupações ambientais são uma prioridade.
Sobem aos três palcos deste festival, artistas nacionais e internacionais e prometem dar-te dias preenchidos com world music, soul, jazz, dub e funk.
A direção musical resulta da parceria entre Adrian Sherwood, anfitrião e DJ residente, e Filipe Tavares, fundador e diretor do Festival.
Para além do programa cultural, o Azores Burning Summer aposta num programa ecológico que tem como principal objetivo despertar a consciência ecológica coletiva com a implementação de medidas e práticas que levam à mudança consciente de comportamentos, sobretudo através do ECO MARKET (feira deecodesign e produtos naturais), a EXPO VEÍCULOS ELÉTRICOS (exposição de marcas e modelos de veículos elétricos e híbridos) e as ECOTALKS (debates com temáticas ambientais e de sustentabilidade).
O Cinema na Praia abre portas à reflexão artística, com duas noites de cinema ao ar livre na esplanada do Moinho Terrace Café na praia dos Moinhos, que vai contar com os filmes Healde Kelly Noonan Gores, Meu Pescador Meu Velhode Amaya Sumpsi e Jonahde Kibwe Tavares. A Land Art funciona como símbolo do festival que marca a sua despedida com uma mistura entre praia, música e fogo.
Os Programa Comunitário de Saúde VIVE e o Programa HABITAT marcam uma nova dimensão no festival. O programa VIVE propõe um novo conceito comunitário de saúde ativa e participada, sustentado na relação de proximidade com a população da freguesia do Porto Formoso, com o objetivo de incentivar a consciencialização do indivíduo a ser um agente ativo e responsável pela sua própria saúde. Já o Programa HABITAT pretende fortalecer o sentimento de pertença e gosto pelo lugar onde se vive, através da valorização e preservação da história, das vivências e tradições, do património cultural e natural.
Já neste ano, em 2022, o Eco Festival Azores Burning Summer foi distinguido como o festival mais sustentável de Portugal na 6ª edição do Iberian Festival Awards.