Torreshopping recebe exposições inspiradas na obra de Saramago
O escritor José Saramago, uma figura incontornável da língua portuguesa, é, novamente, homenageado pelo Torreshopping, no âmbito do seu centenário.
Uma das personalidades mais icónicas e relevantes da literatura portuguesa é relembrado nas exposições “Às Cegas” e “Palavras lançadas ao Mundo” que chegam ao novo espaço criado pelo centro comercial no piso 1. Estas exposições têm como inspiração, não só a obra do autor, como também a sua vivência. Esta mostra foi trabalhada pelos alunos finalistas do curso de Artes da Escola Maria Lamas, de Torres Novas, pertencente ao Agrupamento de Escolas Gil Paes.
A obra “Ensaio sobre a Cegueira”, publicada em 1995, foi reinterpretada visualmente na exposição “Às Cegas” com a particularidade que foi produzida para ser apreciada através do tato, de olhos vendados. O principal objetivo dos alunos é tornar palpável as palavras do escritor através do desenvolvimento de uma experiência sensitiva, que visa “incomodar” e criar distanciamento sobre aquilo que consideramos “visão naturalizada”, relatando aquilo que vemos através de “outros olhos”, fazendo para isso o uso do tato e do olfato.
Já a “Palavras lançadas ao Mundo” é composta por um conjunto de fotografias que acompanhadas por uma descrição de frases marcantes que o Nobel da literatura proferiu e que os alunos relacionaram com a sua própria vivência na cidade de Torres Novas.
A Diretora do Torreshopping, Joaquina Romão, referiu que “um vencedor de Prémio Nobel é sempre uma personalidade que deve ser admirada e homenageada, sobretudo quando se trata de uma figura tão carismática na nossa zona. José Saramago é, e sempre será, uma figura ligada ao Ribatejo, e que o Torreshopping tem todo o gosto em celebrar e relembrar, não só pela sua obra, mas pela pessoa que foi e pelos seus feitos no nosso país”.
Já tinham sido divulgadas outras atividades pelo Torreshopping, como sessões de cinema especiais dedicados aos 100 anos de Saramago,
Torreshopping recebe ciclos de cinema dedicados aos 100 anos de Saramago