Indústria da região de Leiria abre portas a jovens de todo o país para atrair e fixar talentos
O Leiria-In – Semana da Indústria, promovido pelo Politécnico de Leiria e pela Fórum Estudante, regressou com a 9.ª edição para dar a conhecer a 50 alunos de todo o país, provenientes do secundário, diferentes formas de inovação tecnológica, através davisita a 18 empresas e indústrias locais e regionais com tecnologia de ponta nos setores da cerâmica, robótica, até ao setor automóvel. Os 50 alunos oriundos de 26 concelhos e 12 distritos, sendo 26 alunos do 10.º ano, 19 do 11.º ano e cinco do 12.º ano, tiveram a oportunidade de participar em workshops e atividades culturais em diferentes concelhos da região de Leiria, e a realização de experiências tecnológicas no Politécnico de Leiria.
O presidente do Politécnico de Leiria destacou a oportunidade que estes alunos tiveram de conhecer a instituição e explicou ainda o motivo da designação “Leiria In”: “Em primeiro lugar, porque é a Semana da Indústria, e durante esta semana vão ter a oportunidade de conhecer perto de 20 empresas distintivas e únicas, que são apenas um exemplo do melhor que temos nesta região. Hoje, as indústrias da nossa região são altamente exportadoras e, portanto, o “In” também é de internacionalização. Mas só consegue exportar e ser competitivo globalmente quem tiver investimento em inovação e em investigação, e este “In” remete também para a esfera da inovação e da investigação”.
O diretor-geral da Forum Estudante, Rui Marques, dirigiu-se aos jovens:
A área da indústria, há uns anos, parecia estar em queda. Nos últimos tempos, a União Europeia decidiu que deve haver uma maior aposta na indústria, pelo que é uma área que vai crescer e gerar muitas oportunidades de emprego altamente qualificado, onde os vossos talentos serão importantes.
Destacou ainda os benefícios de trabalhar e residir na região de Leiria, que apresenta “um conjunto de características muito atrativas”. “Hoje, cidades e regiões como Leiria têm uma qualidade de vida incomparavelmente superior a Lisboa, Porto, Madrid ou Barcelona. Por isso, ponham Leiria no vosso radar, até porque está próxima de tudo”.