Um “Jantar no Ramalhete” na Escola de Comércio de Lisboa
Já deves ter ouvido falar do livro Os Maias… Não vais puder sentar-te à mesa com Afonso da Maia, Carlos da Maia, Maria Eduarda da Maia ou até João da Ega, mas a Escola de Comércio de Lisboa abre portas, esta quarta-feira pelas 19h, para o “Jantar no Ramalhete”.
A história de Carlos da Maia e de Maria Eduarda, de leitura obrigatória pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), foi interpretada de forma criativa pelos alunos do 2.º ano dos cursos de Atividades de Cozinha e Pastelaria e de Atividades de Restaurante e Bar da Escola de Comércio de Lisboa (ECL), uma referência nacional e internacional no setor do Comércio, Turismo e Serviços, que pertence ao grupo Ensinus.
Os clássicos da literatura portuguesa sobrevivem de geração em geração e, por vezes, sofrem reinterpretações misturando-se com outros setores, como se de um registo híbrido se tratasse. Neste caso, esta proposta une a narrativa queirosiana com a formação destes alunos que, ao mesmo tempo que se preparam para o futuro, criaram uma série de pratos que encontramos entre as páginas do livro. As petit pois à la Cohen, as favas e chouriço e até as queijadas de Sintra são algumas das especialidades que fazem parte deste menu inovador.
A criatividade não ficou por aqui e cada prato foi preparado para representar as características psicológicas das personagens. As figuras eternizadas da obra de Eça de Queirós saíram da estante dos livros e ganharam vida nos dias de hoje através da experiência gastronómica que estes alunos proporcionaram.
No próximo dia 29 de junho, às 19h, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços; Diogo Moura, Vereador da Educação e da Economia e Inovação, Afonso Reis Cabral, Presidente da Fundação Eça de Queirós, entre representantes do PNL e outros convidados ligados ao mundo da literatura, educação comércio e turismo, reúnem-se para o “Jantar no Ramalhete”.
A ECL, criada em 1989, tem fortes ligações ao mundo empresarial e o projeto educativo está direcionado para o exterior, tendo uma parceria com o Lycée Professionnel Chalon sur Saône, uma escola francesa de ensino profissional. Para além da Visão Europeia que dispõe, a oferta formativa passa pelos Cursos Profissionais (nível 4) de Comércio, Marketing, Organização de Eventos, hotelaria e turismo. Disponibilizam igualmente Cursos de Aprendizagem (nível 4) de informática e Cursos de Educação e Formação (nível 2) de Assistente Administrativo e Empregado de Restaurante-Bar.
Alguns parceiros juntaram-se ao desafio, como a Vista Alegre, referência no mercado mundial de decoração e lifestyle, que se ergue sob os alicerces da liberdade criativa e espírito inovador. Valores esses que coadunam com o desafio confiado àqueles que serão os futuros cozinheiros do país.
Sabe mais sobre a Escola de Comércio de Lisboa aqui!