Município de Sintra disponibiliza hortos urbanos a escolas e equipamentos sociais para promover a prática de atividades agrícolas educativas.
As atividades agrícolas educativas devem ser inclusivas para todos os que queiram participar e dadas as características específicas dos equipamentos, quer em altura, quer em configuração lateral, estes permitem a aproximação e participação de pessoas com necessidades educativas especiais e mobilidade condicionada.
O equipamento, elevado à altura da cintura e com paredes inclinadas, contém um depósito de água, que se enche com água da chuva e irrigação, para além de estar dotado de uma bomba manual clássica para extração. O horto urbano possui uma pia e uma caixa com chave, para manter arrumadas e limpas as ferramentas destinadas ao cultivo. Além da facilidade no acesso, este apresenta outras vantagens, nomeadamente, poder transitar de local, reduzir a possibilidade de aparecimento de alguns tipos de pragas, por não estarem em contacto com terras adjacentes, e diminuir a perda de nutrientes por lixiviação, uma vez que se trata de um sistema em circuito fechado.
Os primeiros hortos urbanos foram instalados nas escolas básicas n.º 2 de Queluz e Professor Galopim de Carvalho, no Pendão, em Queluz. A EB2.3 D. Fernando II, em Sintra!
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra.