A revista Mais Educativa continua na sua missão de conhecer e dar a conhecer, Escolas de todo o país e as boas práticas de cada uma. Este mês seguimos para Amarante! Fomos conhecer a Escola Secundária de Amarante e a sua diretora, a professora Ana Cristina Santos, que nos revelou o que a distingue das demais.
Cada escola tem o seu ADN e as suas dinâmicas próprias, por isso, para conhecermos a vossa escola, conte-nos quais são os valores e a missão da Escola Secundária de Amarante.
A Missão desta escola é: prestar à comunidade um serviço educativo e formativo de elevada qualidade; e promover um ambiente participativo, aglutinador, inclusivo e inovador no seio da comunidade escolar. Ao mesmo tempo, deve ser pautada pelos seguintes valores: autonomia, humanismo, inclusão, justiça, profissionalismo, respeito e solidariedade.
Este deverá ser o perfil de cidadão que o país e o mundo precisam para enfrentar uma sociedade global, em permanente mudança económica, social e de valores. Mais do que deixarmos aos nossos filhos uma herança em termos patrimoniais, impõe-se deixarmos-lhes uma herança em termos de valores! Este é o desígnio desta escola! Assim, é meu desejo permanecer fiel ao princípio de uma ESCOLA DE SUCESSO, PARTICIPATIVA E ABRANGENTE. “Ouvir o sentir” de toda a Comunidade Escolar constitui o meu lema na gestão desta escola, na qualidade de diretora.
Quais são as apostas que a Escola Secundária de Amarante faz, que tornam esta, uma escola distinta das demais?
As razões são apodícticas: a diferença, a singularidade… aproveitando desde já, as excelentes instalações, porque é uma Escola que foi intervencionada pelo Parque Escolar em 2019. Ora isso constitui, logo à partida, um acelerador de motivação para a aprendizagem. Acresce um quadro docente estável de professores com elevada formação e conhecedores da escola. Os assistentes operacionais, na sua maioria, também conhecem muito bem a escola. A presença da Associação de Pais e de Alunos e a comunicação com os diversos parceiros da Escola Secundária de Amarante. Ora isto facilita as suas abordagens e intervenções junto da comunidade educativa.
A vossa escola faz uma forte aposta na Educação Profissional, tendo até a certificação de Garantia de Qualidade na Educação e Formação Profissional. Como carateriza o vosso Ensino Profissional, tendo em conta que receberam esta distinção?
Foi atribuído o Selo de Qualidade, vulgo EQAVET, a esta escola por três anos, a significar que cumpriu todos os indicadores que constituem condição sine qua non para que essa atribuição fosse feita. A escola promove a empregabilidade de jovens, a mobilidade de jovens no espaço europeu, o acesso inclusivo à Educação e Formação Profissional; e procura o equilíbrio entre a oferta e a procura de competências e qualificações de jovens. Aposta na diversificação da oferta educativa, não se acomoda, acrescenta para o próximo ano letivo, o Curso Técnico/a de Instalações Elétricas, para lá dos já existentes: Curso Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos; Técnico/a de Mecatrónica Automóvel; Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores; Técnico/a Auxiliar de Saúde; Técnico/a de Restauração/Bar; Técnico/a Instalador de Sistemas Térmicos de Energias Renováveis; Técnico de Contabilidade.
Sabemos que esta escola é dinâmica e ativa em termos de projetos e atividades que dinamiza. Quais os projetos a decorrer atualmente que gostaria de destacar?
Em primeiro lugar, é de destacar o projeto que consta do Programa de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário (PDPSC), que se denomina “Aprender com Arte” que nos permitiu recrutar uma artista residente e um animador sociocultural, que têm sido uma mais-valia para esta escola a avaliar, pelas múltiplas atividades que têm vindo a desenvolver, rumo à motivação dos alunos e ao combate ao absentismo.
Desde já, saliento a criação do Grupo de Teatro que tem apoiado diversas atividades nesta escola e, inclusive, desenvolvido atividades para outros públicos-alvo, que não os nossos, nomeadamente, o da educação pré-escolar, tais como a comemoração do “Dia da Abelha”, que decorreu no dia 20 de maio de 2022. O Escola 21-23 + apoia as aprendizagens através de consultórios (esclarecimento de dúvidas aos alunos nas diversas disciplinas especialmente as sujeitas a exame nacional), clubes e projetos. É de relevar, a seguir, a contínua aposta no Projeto Eco-Escolas, que nos permitiu receber o galardão de ECO Escola novamente este ano, graças às inúmeras atividades que aqui se desenvolveram e desenvolvem, rumo ao desenvolvimento sustentável e à sensibilização para preservação do meio ambiente e à alteração de atitudes e comportamentos. O Projeto de Educação para a Saúde, vulgo (PES) alavancou a atribuição do Selo Saudável de nível intermédio, pelo excelente trabalho desenvolvido na área da Saúde e da Educação, promovendo competências na área do bem-estar, saúde e ambiente, que visam a criação e transformação da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. O Projeto de Inteligência Emocional desenvolve atividades de mindfulness e cria nos alunos técnicas de concentração. Aprender a conhecer-se e a conhecer os outros são os seus objetivos, bem como, alterar atitudes e comportamentos, entre outros. O Gabinete de Inclusão denominado IDEIA.pt (Inovação, Desenvolvimento, Educação, Inclusão e Adaptabilidade para todos) reforça e amplia a missão da escola.
Tem grande relevo o Projeto DECO-JOVEM, em parceria com a DECO-JOVEM – Consumidores para o Futuro, porque a DECO acredita e valoriza o papel dos mais novos na mudança. Para isso, apoia as escolas na formação de jovens consumidores mais informados, responsáveis, ativos e sustentáveis. Também é de salientar a reativação da parceria com a Câmara Municipal de Amarante, Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), num projeto de tanta importância para a sociedade civil, informando e aconselhando os munícipes sobre os direitos e deveres, enquanto consumidores, com vista à prevenção de conflitos e ao consumo e/ou à efetuação de mediações. É, ainda, relevante o Projeto Literacia Financeira promovido pela Fundação Cupertino de Miranda (Porto) e também um Projeto de Literacia Financeira cuja entidade responsável é a autarquia de Amarante.
O Plano Nacional de Cinema, coordenado pela docente que recebeu em 18 de junho de 2021, o Global Teacher Prize, do grupo 410 (Filosofia), tem projetado esta escola pelo seu elevado dinamismo e capacidade de trabalho e que apelido como sendo uma “Mulher que desafia as utopias, porque elas se tornam concretizáveis”. O Desporto Escolar tem motivado os alunos para diversas modalidades, nomeadamente: Atletismo; Natação, Boccia; Futsal; Voleibol; Ténis. E estivemos presentes na ROBOT PARTY em Guimarães, de 7 a 9 de abril de 2022, tendo recebido dois prémios: o Prémio Inovação e o 2.º Lugar Fun Challenge.
Para o próximo ano letivo, o que gostava de alterar ou implementar na vossa escola?
A grande aposta desta Escola será, sem dúvida, no Digital, na Saúde Mental, na Ciência Viva, no Plano Nacional das Artes e na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.