A região de Leiria vai receber 11 centros tecnológicos especializados (CTE), a instalar em escolas profissionais públicas e privadas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) refere que os 11 novos centros estão repartidos entre cinco escolas públicas e seis escolas privadas, nas diversas áreas de especialização, cujas candidaturas são da responsabilidade e de iniciativa das respetivas escolas. A CIMRL é formada pelos municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós. Neste municípios a prioridade nos centros será dada aos cursos relacionados com a formação prática especializada em áreas que vão aumentar as competências e qualificações dos alunos e ao mesmo tempo que sejam precisas devido à grande intensidade da nova tecnológica e da economia, contribuindo também para a inovação nacional.
A data para o primeiro aviso do Plano de Recuperação e Resiliência para financiar os CTE encontra-se prevista para junho e julho, e a CIMRL compromete-se a colaborar na antecipação das necessidades de cada município, em articulação com as escolas e de acordo com as prioridades formativas regionais. O investimento total do PRR para este objetivo de melhorar as infraestruturas tecnológicas dos estabelecimentos com cursos profissionais, será realizado através da instalação de 365 CTE, no investimento total de 480 milhões de euros, a executar até 2025, conforme anunciado pelo secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, em reunião com as comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas de todo o país.