Formação Profissional: Um caminho prático para o teu futuro
Mas, o que é o Ensino Profissional?
De acordo com informação disponibilizada no site da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), ”Os Cursos Profissionais são um percurso de Ensino Secundário com dupla certificação, ou seja, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente se obtém o nível secundário de educação.”
O Ensino Profissional irá preparar-te para te integrares no mercado de trabalho, por ser um ensino prático e personalizado a cada área. Através do qual estarás em contacto direto com as empresas, para ficares a conhecer melhor os contextos laborais na prática.Além de que, serás sempre acompanhado por um professor e o por um profissional da empresa onde irás estagiar, que irá ser responsável pela tua integração e aquisição de competências.
Após a conclusão do curso, obterás uma dupla certificação: diploma de conclusão do ensino secundário e uma certificação, que corresponde ao nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. Mas isto não quer dizer que tenhas de ficar por aqui.
Poderás prosseguir os estudos, realizando provas de acesso ao Ensino Superior.
O Ensino Profissional é a primeira escolha de um crescente número de alunos, com uma grande diversidade de cursos, onde poderás usufruir de subsídios de alimentação e de transporte. Para te inscreveres nestes cursos, terás de ter o 9º ano concluído ou formação equivalente.
Os tipos de cursos disponíveis
Existem 5 tipos de curso de Ensino Profissional que podes escolher.
1. Cursos Profissionais:
Os Cursos Profissionais (CP) têm como missão, promover o desenvolvimento de competências sociais, científicas e profissionais, cruciais no exercício de uma atividade profissional. Têm a duração de 3 anos e estão organizados em 4 componentes de formação:
- Formação Sociocultural: organizada em disciplinas comuns a todos os cursos, que contribuem para a construção de identidade pessoal, social e cultural dos estudantes.
- Formação Científica: estruturada em duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação científica contínua de acordo com a qualificação a adquirir.
- Formação Tecnológica: composta por Unidades de Formação de Curta Duração que têm como objetivo, a obtenção e desenvolvimento de um leque de competências técnicas necessárias ao exercício profissional.
- Formação em Contexto de Trabalho: esta formação é realizada dentro de empresas ou organizações, em períodos que variam ao longo da formação, e tem a finalidade de adquirir novas competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.
2. Cursos de Aprendizagem
Focam-se, maioritariamente, na componente prática e na formação em contexto de trabalho dos alunos. Os Cursos de Aprendizagem são a opção ideal para quem procura adquirir competências, com vista ao desempenho de uma profissão, enquanto assegura a conclusão do 12.º ano de escolaridade.
Os Cursos de Aprendizagem conferem o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e são compostos por quatro componentes de formação:
- Formação Sociocultural: planeada em Domínios de Formação, que contribuem para a construção de identidade pessoal, social e cultural dos estudantes.
- Formação Científica: estruturada em duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação científica contínua de acordo com a qualificação a adquirir.
- Formação Tecnológica: composta por Unidades de Formação de Curta Duração que têm como objetivo a obtenção e desenvolvimento de um leque de competências técnicas necessárias ao exercício profissional.
- Formação Prática em Contexto de Trabalho: esta formação é elaborada dentro de empresas ou organizações, em períodos que irão variar ao longo da formação, e tem a finalidade de adquirir novas competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.
3. Cursos com Planos Próprios
Os cursos com Planos Próprios (CPP) estão regidos por um plano curricular específico, configurado pela própria escola, com base nas exigências e expetativas da comunidade de inserção, contribuindo para o desenvolvimento coesão territorial. Em cada escola deverá revelar as respetivas matrizes dos cursos e definir o regime de organização e de funcionamento do curso.
Estes cursos têm a duração de 3 anos e estão estruturados em 4 componentes de formação:
- Formação Geral: organizada em disciplinas comuns a todos os cursos, que contribuem para a construção de identidade pessoal, social e cultural dos estudantes.
- Formação Científica: estruturada em duas a três disciplinas que proporcionam uma formação científica contínua de acordo com a qualificação a adquirir.
- Formação Tecnológica / Técnica Artística: planificada em disciplinas que têm como fim aquisição e o desenvolvimento de um leque de conhecimentos e de capacidades e engloba formas particulares de concretização de aprendizagem em contexto de trabalho.
- Formação em Contexto do Trabalho: esta formação é elaborada dentro de empresas ou organizações, em períodos que irão variar ao longo da formação, e tem a finalidade de adquirir novas competências técnicas e técnico artísticas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional
4. Cursos Artísticos Especializados
Os Cursos Artísticos Especializados (CAE) – áreas das Artes Visuais e Audiovisuais, da Dança e da Música – proporcionam uma formação especializada a jovens que têm talento ou aptidões específicas para ingressarem pela via dos estudos artísticos.
Na área da Música, os alunos poderão frequentar em regime integrado, articulado e supletivo; e na área da Dança em regime integrado e articulado.
- Regime integrado: os alunos frequentam todas as componentes do currículo no mesmo estabelecimento de ensino
- Regime articulado: as aulas das disciplinas das componentes de ensino artístico especializado são asseguradas por uma escola de ensino artístico e as restantes componentes, por uma escola de ensino geral.
- Supletivo: a frequência é restrita à componente de formação artística especializada dos planos de estudo dos cursos básicos da Música ou às componentes de formação científica e técnica artística nos cursos secundários da Música.
Estes cursos têm a duração de 3 anos e estão organizados em 4 componentes de formação:
- Formação Geral: organizada em disciplinas comuns a todos os cursos, que contribuem para a construção de identidade pessoal, social e cultural dos estudantes.
- Formação Científica: estruturada em duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação científica contínua, de acordo com a qualificação a adquirir.
- Formação Técnica Artística: estruturada entre duas a cinco disciplinas, tem como objetivo a aquisição e desenvolvimento de um leque de aprendizagens, conhecimentos e aptidões e competências técnicas e artísticas necessárias ao perfil profissional do aluno.
- Formação em Contexto de Trabalho: esta formação é realizada em empresas ou organizações, em períodos que irão variar ao longo da formação, e tem a finalidade de adquirir novas competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.
5. Cursos de Especialização Tecnológica (pós-secundário)
Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) fazem parte da formação pós-secundário que atribui o nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações e pretende a inserção qualificada no mercado de trabalho e/ou a continuação dos estudos no Ensino Superior. Estes cursos estão destinados aos alunos que concluíram o 12º ano ou que concluíram o 10º e 11º anos e estão inscritos no 12º mas sem o terem concluído até à data.
Têm a duração de 1 ano e estão estruturados em 3 componentes de formação:
Formação Geral e Científica: organizada em disciplinas que visam a desenvolver atitudes e comportamentos adequados às empresas à melhoria do conhecimento de domínios de natureza científica que fundamentam as tecnologias específicas em cada área de formação.
Formação Tecnológica: dividida em unidades de formação, que tem como propósito, desenvolver atividades práticas associadas aos domínios de natureza tecnológica e à resolução de problemas em contexto profissional.
Formação em Contexto de Trabalho: concretizado em empresas e com a finalidade de adquirir novas competências técnicas, relacionais e organizacionais, por meio de execução de atividades, utilizando técnicas, equipamentos e materiais que se integram nos processo de produção de bens ou de prestação de serviços.
A obtenção do diploma de especialização tecnológica possibilita a candidatura ao Ensino Superior, através de concurso especial.