Esta quinta-feira, o Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima revelou que as escolas públicas irão estabelecer acordos com farmácias locais para a realização de testes de despistagem à covid-19 de forma gratuita.
Em declarações à agência Lusa, o Presidente da ANDAEP revelou que “Vamos celebrar um protocolo com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), que vai permitir que os nossos alunos possam ser todos testados a custo zero para as famílias e para as escolas”.
Ficará à consideração de cada escola a forma como irá ser realizada esta campanha de despistagem aos alunos, contudo, a informação relativamente aos acordos previsivelmente irá estar disponível na próxima segunda-feira a todos os associados da ANDAEP.
De acordo com Filinto Lima, os alunos “Podem fazer os testes nas farmácias ou nas escolas”, recordando que, atualmente, cada pessoa tem direito a quatro testes mensais e que “há que rentabilizar essa oportunidade”…
Na passada segunda-feira, dia 10, recomeçaram as aulas e professores e pessoal não docente começaram a ser testados nas escolas de todo o país, sendo que, por decisão da DGS, esta campanha de testagem abrange apenas cerca de 220 mil docentes e não docentes.
Filinto Lima que “O grosso dos professores e funcionários já foi vacinado com a dose de reforço e mesmo assim está a recorrer à testagem. Na minha escola, por exemplo, tive uma forte adesão porque a testagem dá mais segurança”.