Connect with us

Educação

Agrupamento de Escolas Templários recebe Projeto – Fuga de Rita Gaspar Vieira

Publicado há

em

Imagem cedida por: Agrupamento de Escolas Templários

Vai ser inaugurado no dia 17 de janeiro pelas 17h00 na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na sede do Agrupamento de Escolas Templários o projeto – Fuga de Rita Gaspar Vieira.

A Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro tem como objetivo central a transformação do espaço escolar, com a inserção de obras a fruir. A Escola assume-se como pólo cultural que promove e divulga projetos na áreas das artes plásticas com o objetivo de promover comportamentos adequados à fruição, desenvolver espírito crítico, atitude estética, curiosidade, imaginação e criatividade.

O projeto/instalação Fuga propõe-se como um caminho para a redescoberta de um território de emoção e de liberdade, sugerindo uma releitura dos espaços e objetos que nos são próximos, que definem e povoam os lugares onde vivemos. Animados com vida própria, cada um deles pode aqui ser entendido como um gerador de múltiplas possibilidades de evasão. Em casa de cada um de nós, pode afinal caber o mundo!

Operando no campo do desenho e da tridimensionalidade, a obra de Rita Gaspar Vieira tem vindo a problematizar relações entre a memória privada e a comum coletiva de lugares habitados, destacando a relação entre as práticas quotidianas e os procedimentos artísticos que essas práticas constituem no seu trabalho, ao considerar a diferença criativa alcançada face à espetativa com que estas ações são desempenhadas. No conjunto dessas práticas o uso da água é determinante. Além disso, na sua práxis, é recorrente a produção de papel de algodão artesanal, que se constitui como génese do desenho e das suas instalações.

Rita Gaspar Vieira estudou Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa – F.B.A.U.L., onde também fez o Mestrado em Teorias da Arte e o Doutoramento em Belas Artes -Desenho. É artista visual, docente no I.P.T, em Tomar e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e investigadora no Techn&Art – I.P.T. – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, Instituto Politécnico de Tomar e Membro Colaborador no CEIS20/U.C. – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade