Connect with us

Educação

Clubes Ciência Viva na Escola irão quase quadruplicar até 2025

Publicado há

em

Imagem de: gpointstudio, Freepik
A previsão foi anunciada pelo Ministério da Educação, no site portugal.gov, os Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) vão quase quadruplicar até 2025. Este aumento traduz-se em mais 650 clubes. É expectável, também, que todos os agrupamentos de escolas passem a ter o seu Clube, juntando-se aos 237 clubes já em funcionamento nos estabelecimentos de ensino.
Em virtude do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) serão investidos 6,5 milhões de euros para a instalação destes clubes nas escolas e que passarão pela «elaboração do projeto, aquisição de consumíveis e materiais e equipamentos diversos e à criação de parcerias com Universidades, Politécnicos e/ou Centros de Investigação, para assim garantir espaços de ciência de qualidade em todas as escolas do ensino básico e secundário». Em média, cada projeto para a instalação de um clube terá um apoio de 10 mil euros.
Na sessão de lançamento da fase II dos Clubes Ciência Viva na Escola, que decorreu na Escola Secundária Luis de Freitas Branco, em Oeiras, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues realçou a importância deste alargamento: «Os CCVnE ajudam a alavancar a virtuosa aliança entre a Educação e a Ciência».
Tiago Brandão Rodrigues acrescentou ainda, que estes espaços de aprendizagem “são fundamentais para desenvolver o interesse e a apropriação da ciência, melhorando o espírito crítico, a curiosidade e a descoberta”, terminando com uma nota de destaque: “Estes clubes não existem para lá do currículo, são instrumentos para a flexibilização curricular”.
Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, afirmou que, com esta medida prevista no PRR, o Governo pretende «dar a todos os alunos uma experiência de relação com a ciência, que possa também moldar o seu futuro».

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade