Connect with us

Ecologia & Sustentabilidade

Sociedade Ponto Verde lança o primeiro Cabaz Sustentável para apoiar famílias carenciadas

Publicado há

em

Imagem cedida por: SPV

A Sociedade Ponto Verde (SPV) lançou os primeiros Cabazes Sustentáveis que refletem aquela que é a sua missão – a inovação e evolução das embalagens e a respetiva reciclagem para uma economia mais circular. Esta iniciativa inclui também uma vertente solidária já que, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), estes cabazes vão ser doados, a partir desta semana, a 250 famílias em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

O “s” de sustentável assegura que este cabaz é composto, exclusivamente, por produtos alimentares, de higiene e limpeza cujas embalagens traduzem os princípios do ecodesign e promovem uma maior reciclabilidade, ou seja, características que tornam estas inovadoras embalagens mais amigas do Ambiente, sejam de cartão, vidro, alumínio ou plástico. Representam, assim, o esforço de várias empresas e marcas em entregar as melhores soluções que servem o grande consumo e apoiam às melhores práticas por parte do consumidor quanto ao que deve ser feito no final de vida dessas mesmas embalagens.

“São produtos de parceiros na cadeia de valor da SPV que espelham muito bem o compromisso do setor em criar um packaging cada vez mais circular. Trata-se de uma iniciativa em que procuramos incentivar o consumidor a saber optar, de forma consciente, por estas soluções da embalagem ainda no momento da compra, combinando, posteriormente, já em casa, com a sua correta separação e reciclagem”, refere Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.

o “s” de solidário significa que estes cabazes se destinam a ajudar quem mais precisa, uma vez que este ano está ainda a ser marcado por tantos desafios decorrentes dos efeitos da pandemia. Assim, a SPV decidiu apoiar a causa social da população mais carenciada, e juntou-se à União das Misericórdias Portuguesas para doar 250 cabazes a nível nacional. No total, e em articulação com a UMP, 20 Misericórdias de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira vão atribuir estes cabazes a famílias suas beneficiárias.

Para Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, “com a associação a esta iniciativa, a UMP procura contribuir para um Natal mais solidário de famílias apoiadas pelas Misericórdias, mas também para a sustentabilidade ambiental ao promover comportamentos que incentivem à construção de uma sociedade mais inclusiva, fraterna e amiga do ambiente, contribuindo, por esta via, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e também reforçando o apelo do Papa Francisco a propósito da nossa casa comum”.

O Cabaz Sustentável Solidário inclui cerca de 30 produtos, nomeadamente bens alimentares como garrafas de água e azeite, embalagens de arroz e sumo, latas de refrigerante, pacotes de leite, natas e farinha, mas também produtos de higiene pessoal, como champôs ou pastas dentífricas, e produtos de limpeza geral da casa ou da roupa.

A CEO da SPV conclui, afirmando que “desafiámos as marcas nossas parceiras que prontamente disponibilizaram os seus produtos para esta ação de sensibilização, em que agregámos a componente de Solidariedade à Sustentabilidade. Cientes que todos os gestos contam, ainda mais numa época tão especial como é o Natal e perante os efeitos da pandemia, juntámo-nos à União das Misericórdias Portuguesas para doar estes cabazes.”

Os Cabazes Sustentáveis Solidários são constituídos por produtos de vários parceiros  da cadeia de valor da Sociedade Ponto Verde, nomeadamente:

Água do Fastio, Auchan, Coca-Cola European Partners Portugal, Colgate Palmolive, Dia Portugal Supermercados, Heío, Henkel Ibérica Portugal, Itmp Alimentar, S.A. – 3 Mosqueteiros, L’Oreal, Lactogal, Lusitana, Modelo Continente, Mondelez, Nestlé, Nova Arroz, Novadelta, Parmalat, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Sociedade Central De Cervejas E Bebidas, Schweppes, Sogrape Vinhos, Sovena, Sumol+Compal Marcas, Super Bock Group e Wearebond.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade