Connect with us

Em destaque

Dia Internacional do Voluntário assinalado pelo IPDJ com a distinção de projetos de voluntariado jovem

Publicado há

em

Imagem de: Pixabay

No passado dia 5 de dezembro celebrou-se o Dia Internacional do Voluntário, instituído pelas Nações Unidas a 17 de dezembro de 1985, com o propósito de incentivar e valorizar o trabalho voluntário. O tema que dá o mote ao Dia Internacional do Voluntário 2021 é: «Voluntário para um futuro inclusivo». Em Portugal, segundo o Inquérito ao Trabalho Voluntário do Instituto Nacional de Estatística, o escalão etário com maior taxa de voluntariado é o dos 15 aos 24 anos.

O voluntariado é uma experiência cívica enriquecedora que contribui para colmatar problemas e questões sociais e contribuir responsavelmente e com espírito de equipa para a diminuição de problemas sociais e humanos, dando-lhes uma dimensão de maior proximidade.

É, pois, imperioso aumentar a consciência pública da importância do viver e do trabalho comum para fortalecer e unificar as comunidades. Assim, o Instituto Português do Desporto e Juventude, que, em 2020 promoveu 400 projetos envolvendo cerca de 3 000 voluntários/as,  assinala a efeméride realçando, através da entrega dos «Prémios de Boas Práticas de Voluntariado 2021», a importância do trabalho voluntário realizado pelas pessoas jovens, valorizando as suas características de atuação, o impacto nas comunidades e o seu papel enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica.

Foram premiados cinco projetos, um em cada uma das regiões do continente:

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade