Connect with us

Em destaque

IPDJ vence «Peace and Sport Awards» com Plano Nacional de Ética no Desporto

Publicado há

em

Imagem de: IPDJ

Esta terça-feira, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) venceu o Peace and Sport Award 2021, na categoria «Instituição do Ano», com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). A Peace and Sport é uma organização internacional neutra e independente sedeada no Mónaco, com o Alto Patrocínio do Príncipe Alberto II do Mónaco.

Na lista de finalistas estavam, ainda, a União Ciclista Internacional (UCI), com a campanha digital #Wethe15, e o Comité Paralímpico Internacional com a ação de evacuação de refugiados afegãos.

O PNED baseado em cinco pilares estratégicos: educação, eventos; publicações e investigação; concurso e campanhas. Abrange também, um conjunto de iniciativas que procuram disseminar e promover os valores positivos do desporto, nomeadamente o respeito, a honestidade, a tolerância e a solidariedade.

No total foram implementadas 2 500 sessões de sensibilização, outorgadas 461 certificações de práticas éticas, mais de 2 000 entidades inscreveram-se na plataforma PNED e 58 entidades aderiram ao Cartão Branco. No total, 350 000 crianças de todo o país beneficiaram diretamente de ações do PNED.

«Levamos muito a sério o facto de o Desporto ser um instrumento de coesão social. Quando agimos à luz dos valores do Desporto e dos melhores padrões de conduta estamos a trabalhar para formar melhores indivíduos e uma sociedade melhor. O PNED, integrado no IPDJ, atinge estes objetivos na sua plenitude e tem sido um programa chave de divulgação dos valores do Desporto. Agradeço à Peace and Sport este reconhecimento, que tem um significado especial para todos aqueles que têm estado envolvidos com o PNED ao longo dos anos.» afirmou o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Joël Bouzou, Presidente e Fundador da Peace and Sport, declarou: «O PNED, lançado em 2012, é uma iniciativa transversal exemplar do governo voltada para a sociedade portuguesa. Este programa tem vindo a ser desenvolvido ao longo do tempo, envolvendo vários stakeholders em Portugal, tais como autarquias, centros desportivos, escolas, meios de comunicação e atletas. Isso mostra que, se os valores do desporto são usados ​​na vida quotidiana, pode produzir mudanças positivas em nossas sociedades. Apoio totalmente a visão do Governo português, que vê o desporto como uma “escola paralela”, capaz de ensinar valores indispensáveis ​​à melhoria de uma sociedade mais pacífica, inclusiva e equitativa. Felicito calorosamente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto do Governo de Portugal e o IPDJ por liderarem um projeto tão inspirador!»

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade