Connect with us

Em destaque

PROCULTURA PALOP-TL, uma parceria da Fundação Calouste Gulbenkian que apoia a criação artística nos PALOP

Publicado há

em

Imagem de: Pixabay

No âmbito do PROCULTURA PALOP-TL, uma parceria da Fundação Calouste Gulbenkian com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.O apoiarão com um total de 200 mil euros, o financiamento de projetos de quatro estruturas artísticas em países PALOP.

A ideia é que as associações vencedoras do concurso – a Roça Mundo – Associação para a Cultura e Desenvolvimento, em São Tomé e Príncipe, a cooperativa Geba Filmes, da Guiné-Bissau, a associação Mindelact, de Cabo Verde, e a associação cultural Warethwa, de Moçambique – desenvolvam uma investigação artística e criem novas produções por um período de 2 anos e meio.

Na seleção de vencedores foram apreciados:

  • A relevância;
  • A qualidade e coerência do programa;
  • O alcance e disseminação;
  • A capacidade operacional e financeira;
  • O impacto e sustentabilidade dos projetos.

Este concurso decorreu em duas fases e foi disponibilizado aos finalistas um workshop na área da Direção e Gestão Artística, temas-chave para o desenvolvimento dos projetos, é a consolidação de polos de criação artística nestes países.

Após este período, espera-se que os polos ganhem uma maior autonomia para o seu funcionamento e que tenham sido beneficiados mais de 150 artistas.

Este concurso é uma iniciativa PROCULTURA PALOP-TL, uma ação do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia. É também cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o objetivo de contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade