Connect with us

Educação

Jovens propõem soluções para os problemas do planeta em reunião com o Ministro Manuel Heitor

Publicado há

em

Imagem cedida por: Manuel Heitor

Trinta jovens de duas escolas secundárias de Matosinhos reuniram-se hoje no CEiiA com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para apresentarem possíveis soluções para muitos dos atuais problemas do Planeta recorrendo a satélites que já se encontram em órbita no Espaço. O encontro foi promovido pelo CEiiA, em parceria com a Portugal Space e a Ciência Viva, com o objetivo de discutir a importância do setor espacial no futuro das novas gerações, em particular nos temas associados às alterações climáticas e à sustentabilidade do Planeta.

Usar a informação captada pelos satélites para estimular a redução das emissões de CO₂ através da monitorização e vigilância de oceanos ou facilitar a gestão sustentável do território e evitar fogos florestais foram algumas das soluções apresentadas ao ministro que tutela a pasta da Ciência pelos alunos das escolas secundárias de Matosinhos Augusto Gomes e José Gonçalves Zarco.

A par disso, os jovens estudantes mostraram ainda a sua preocupação com o tema do lixo espacial, sendo necessário garantir que o mesmo não venha a causar desastres na Terra.

Estes mesmos temas serão, agora, tópicos de conversa na Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA), que se realiza esta sexta-feira nas instalações do CEiiA, e será liderada pelo ministro Manuel Heitor enquanto País anfitrião do evento. “Esta sexta-feira estarão aqui reunidos, nesta mesma sala, ministros de todos os Estados-membros da ESA para se perceber como é que podemos tirar o maior partido da tecnologia espacial para melhorar a vida na Europa, até porque os temas espaciais só têm interesse se forem utilizados pelas pessoas. Antecipar a Cimeira como fizemos hoje confirma a necessidade de se debaterem estes temas, especialmente com vocês, futuros utilizadores da informação espacial”, explicou o ministro aos alunos.

Já Tiago Rebelo, Diretor da unidade Oceano e Espaço do CEiiA, salientou que “não basta reinvidicar, é preciso construir soluções em conjunto com a Sociedade e, sobretudo, com as gerações mais novas”.“Unir a ciência e a tecnologia à voz das comunidades mais jovens para dar resposta aos desafios que atualmente todos enfrentamos não é só necessário, é imperativo. Neste momento, o Espaço apresenta-se como um aliado determinante na construção de soluções. Os dados que os satélites de captação de imagens de alta e muito alta resolução recolhem hoje em dia vão permitir a criação de algoritmos de Inteligência Artificial geradores de informação para que governos, cidades, comunidades consigam atuar mais cedo, desde a forma como se deteta o problema até à forma como se criam soluções.

Por fim, Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, destacou a importância deste tipo de encontros e de pôr o conhecimento ao serviço das causas.Mobilizar a nossa juventude para a resolução de problemas de sustentabilidade fazendo uso de novos meios e tecnologias é um dos desafios para o qual os mais jovens estão mais despertos. Dar voz às preocupações dos habitantes mais jovens de Matosinhos, mas também às suas propostas para solucionar os problemas, enriquece o diálogo do município na construção do nosso futuro coletivo”.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade