Connect with us

Educação

CICCOPN ajuda a dar forma ao projeto europeu “Under Construction”

Publicado há

em

Imagem cedida por: CICCOPN

O CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte – é parceiro no projeto europeu “Under Construction – Competências-Chave para Profissionais de Excelência na Construção e Habitat 4.0”, uma parceria estratégica Erasmus+ no domínio da educação e formação profissionais.

Este projeto centra-se na requalificação das competências de profissionais e aprendizes em formação, em sete áreas:

  1. Carpintaria
  2. Alvenaria
  3. Ladrilhagem
  4. Marcenaria
  5. Domótica
  6. Design e tecnologias
  7. Impressão 3D

Os conteúdos dos cursos desenvolvidos resultam da avaliação das necessidades identificadas pela parceria, que confirmou que a tendência atual do mercado de trabalho é moldada pelo aumento da competitividade, pelo que se exigem atualizações rápidas das competências profissionais. Assim, torna-se necessário criar as condições para essa atualização, não só em profissões ditas “tradicionais”, mas também em profissões emergentes e de rápida evolução.

O projeto resultou na criação de:

● uma matriz de competências-chave necessárias para os profissionais de excelência, nos setores da Construção e Habitat;

● um currículo de curso de formação para cada uma das áreas profissionais trabalhadas;

● uma plataforma multilingue de e-learning para disponibilizar os cursos;

● um roteiro para a exploração e inclusão dos cursos nos sistemas oficiais de educação e formação profissionais, depois de testados e validados.

O CICCOPN é o parceiro responsável pelo desenvolvimento dos conteúdos relativos à área de Carpintaria. Neste momento, está a decorrer no Centro uma formação-piloto com base nestes conteúdos. A plataforma de e-learning está atualmente em fase de testes.

O projeto Under Construction termina no próximo dia 2 de dezembro de 2021 e, nessa data, o CICCOPN vai realizar um evento multiplicador para divulgação, em conjunto com a APLOAD, o parceiro coordenador.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade