Connect with us

Em destaque

Conhece a campanha de sensibilização sobre violência online lançada pela APAV

Publicado há

em

Imagem retirada de YouTube - campanha de sensibilização da APAV

Esta semana dia 20 de outubro assinalou-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima não deixou a data passar em branco e lançou uma nova campanha de sensibilização sobre violência online.

A campanha com o mote “A violência online é real”, foi desenvolvida criativamente por Filipe Meunier, em parceria com a APAV.

A campanha tem o objetivo de alertar para o aumento dos números dos crimes que acontecem no universo digital, especialmente os casos de cyberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens; crimes que registaram um aumento durante a pandemia, em que a maioria das interações entre crianças e jovens transitaram para o universo online.

“Em 2020, a APAV contabilizou 27 denúncias de bullying e cyberbullying, no entanto esses números não correspondem à realidade nacional — o número de casos deverá ser superior pois sabemos que muitas situações não são reportadas. Se por um lado o fenómeno do cyberbullying não foi tão reportado, já os casos de discurso de ódio e de partilha não consentida de imagens aumentaram expressivamente: a Linha Internet Segura recebeu, em 2020, 216 denúncias de discurso de ódio online (em 2019 tinham sido apenas 24); e 260 contactos sobre partilha não consentida de imagens privadas (ameaças de partilha de fotos, devassa da vida privada, extorsão, etc.) — em 2019, tinham sido apenas 22.” afirma a Associação em publicação no Facebook.

Se conheces alguém que sofre desta violência ou se sofres destes crimes, sabe que podes obter apoio através de vários canais, tais como:

A Linha Internet Segura cujo número gratuito é o 800 21 90 90 (disponível das 8h00 às 22h00), o email linhainternetsegura@apav.pt e os formulários de contacto: Denunciar conteúdo ilegal e Pedir Esclarecimento.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade