Connect with us

Educação

EuroSkills Graz 2021: “Nós somos competência”

Publicado há

em

Imagem cedidas por: IEFP

Portugal ficou em 8.º lugar na 7.ª edição do EuroSkills – Campeonato Europeu das Profissões, o maior evento de educação e formação profissional da Europa.

Atualmente, a organização, da qual Portugal é membro fundador, por via do IEFP/WorldSkills Portugal, é composta por 31 países que enviam regularmente centenas de jovens concorrentes, com idade inferior a 25 anos, para o campeonato europeu das profissões, organizado de 2 em 2 anos num dos países membros, os quais competem pela oportunidade de ganhar uma prestigiada medalha na respetiva profissão.

O EuroSkills é o evento principal da WorldSkills Europe, uma associação sem fins lucrativos que promove a educação e a formação profissional, numa lógica de resposta às necessidades da indústria e chama a atenção para a importância da existência de trabalhadores qualificados.

No evento que ocorreu entre os dias 22 e 26 de setembro, Portugal obteve resultados que dignificam todos os envolvidos e comprovam a competência e o empenhamento dos nossos concorrentes, jurados, preparadores e entidades formadoras.

Assistiu-se a 48 profissões em competição e demonstração, agrupadas em seis setores da indústria. Pela primeira vez, desde a criação do EuroSkills, este Campeonato Europeu teve lugar na Áustria.

Ao longo da cerimónia de encerramento, que decorreu no centro cívico de Graz Stadthalle, Portugal subiu ao pódio 3 vezes para receber uma medalha de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze. Conquistou, ainda, 6 medalhas de excelência, que são atribuídas sempre que a classificação é igual ou superior a 700 pontos, dos 800 correspondentes à pontuação máxima.

RESULTADOS DE PORTUGAL

> Campeão europeu na profissão de CAD – João Teixeira, do CENFIM de Ermesinde, conquistou a Medalha de Ouro e o prémio Melhor da Nação.

> Vice-campeã europeia na profissão de Serviço de Mesa/Bar – Benedita Rua, da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro-Lamego, conquistou a Medalha de Prata.

> Beatriz Julião e Niuka Oliveira, do MODATEX Lisboa e Porto, respetivamente, trouxeram a Medalha de Bronze pela sua prestação na profissão de Tecnologias da Moda.

AS MEDALHAS DE EXCELÊNCIA FORAM ATRIBUÍDAS A:

• Bruno Reis, do IEFP de Coimbra, em Desenho Gráfico

• Hugo Geraldo, do CENFIM do Porto, em Refrigeração e Ar Condicionado

• João Ferreira e Rodrigo Costa, do CENFIM de Torres Vedras, em Mecatrónica Industrial

• Pedro Ribeiro, da ATEC, em Soldadura

• Samuel Santos, da Insignare, em Cozinha

• Seomara Cabrita, do IEFP de Portimão, em Estética

Realizado na Áustria, na cidade de Graz, este campeonato juntou 400 concorrentes em 48 profissões (38 em competição e 10 em demonstração). Foram 19 os países da Europa que participaram, juntamente com três nações convidadas: Albânia, Emirados Árabes Unidos e Tailândia.

Portugal participou com 18 jovens em 15 profissões e um total de 21 jurados (8 dos quais com funções de presidentes de júri/ presidentes de júri assistentes).

Pela sua complexidade logística e por todos os equipamentos e ferramentas necessários, os campeonatos das profissões são eventos já por si, em circunstâncias normais, muito desafiantes.

No entanto, o adiamento do EuroSkills Graz de 2020 para 2021 e os desafios contínuos das restrições das viagens relacionadas com a COVID-19, dificultaram ainda mais o planeamento e a preparação do evento.

Todo este trabalho foi finalmente compensado, com os países membros, concorrentes, jurados, entidades de educação e formação e apoiantes, reunidos na cerimónia de encerramento.

Como já é tradição, o prémio mais cobiçado – o Melhor da Europa – foi atribuído no final da cerimónia. Mas a entrega do prémio deste ano foi ainda mais emocionante do que o normal.

Em reconhecimento pelo compromisso de longa data com o desenvolvimento de competências do ex-presidente da WorldSkills Europe e do presidente da WorldSkills, Jos de Goey, que faleceu repentinamente em 2020, o Prémio Best in Europe foi renomeado em sua homenagem.

O primeiro Prémio Jos de Goey de Melhor da Europa 2021 foi, assim, entregue a 2 concorrentes da Rússia, pela esposa de Jos, juntamente com Josef Herk, Presidente da Câmara Económica da Estíria. “Não há nada mais poderoso do que jovens que estão profundamente empenhados nas suas competências, tarefas, profissões e no seu futuro”, disse Josef Herk. “Hoje sinto-me honrado. Tenho orgulho em agradecer a todos vós. Vocês iluminaram o EuroSkills. Foram as verdadeiras estrelas e cada um de vocês representa o espírito do EuroSkills. Um espírito que diz ‘Não desistas. Sê forte e be part of it (numa alusão a um dos motes da competição). Esta é a mensagem que queríamos enviar aos jovens de toda a Europa.”

A cerimónia de encerramento concluiu com a passagem da bandeira para o país anfitrião da 8.ª edição do Campeonato, a Rússia, que irá organizar o EuroSkills São Petersburgo 2023, em agosto de 2023. Mas antes disso, para a equipa portuguesa, e findo o campeonato europeu, começam, agora, a desenhar-se os contornos da participação no campeonato mundial que se realiza de 12 a 17 de outubro de 2022, em Xangai.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade