Connect with us

Educação

Cascais acolhe 1ª Cimeira Internacional do Futuro da Política que pretende inspirar e formar 300 jovens líderes portugueses

Publicado há

em

Imagem de: Pixabay - claude_star

Cascais recebe nos dias 30 de setembro e 1 de outubro a 1ª edição da cimeira internacional “The Future of Politics”, onde serão abordados os principais temas que determinam o futuro das nossas sociedades, em particular os desafios enfrentados pelos sistemas políticos ocidentais. A organização do evento cabe à organização internacional Advanced Leadership Foundation (ALF), em parceria com o Município de Cascais e com o apoio da revista Politico.

Este evento conta com 30 oradores internacionais de 15 países, incluindo o ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano; o antigo de presidente da Eslovénia, Danilo Türk; a antiga candidata à presidência de França, Ségolêne Royal; a presidente e cofundadora da Oceans 2050, Alexandra Cousteau; entre outros.

A primeira Cimeira do Futuro da Política, que decorrerá na Nova SBE, em Carcavelos, vai reunir cerca de 30 líderes políticos – entre os quais, atuais e antigos Chefes de Estado e de Governo -, empresariais e representantes da sociedade civil de mais de 15 países, interessados em encontrar soluções novas e criativas para temas que vão desde a ética e transparência à crise climática, aos impactos da automatização e da inteligência artificial no futuro do trabalho e ao combate à desinformação (fake news).

Cimeira do Futuro da Política vai inspirar e formar 300 jovens líderes portugueses, empenhados em tornar-se agentes de mudança nas suas comunidades locais.

Entre os participantes estarão o ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano; o antigo presidente da Eslovénia, Danilo Türk; a antiga candidata à presidência de França, Ségolêne Royal; a presidente e cofundadora da Oceans 2050, Alexandra Cousteau; a referência dos movimentos jovens libertários da América Latina e ex-diretora do Movimento Cívico Nacional da Guatemala, Gloria Alvarez; o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz; entre outras personalidades.

Jorge Brown, vice-presidente da Advanced Leadership Foundation (ALF), uma organização internacional sem fins lucrativos que trouxe Barack Obama e Al Gore a Portugal, em 2018 e 2019, respetivamente, assegura que “a Cimeira de Cascais sobre o Futuro da Política vem preencher uma lacuna no debate de temas políticos relevantes para o futuro do Planeta. Existem diversos fóruns mundiais no domínio da economia e do ambiente ou do clima, mas não havia uma cimeira não-governamental que reunisse personalidades internacionais, de um espetro ideológico tão diverso, para encontrar soluções para os problemas mais prementes da atualidade”. Paralelamente, Jorge Brown destaca a intenção de promover os “líderes de amanhã e proporcionar-lhes as ferramentas para mobilizar as comunidades em torno do debate de problemas atuais e futuros, como o agravamento das desigualdades e da exclusão, a defesa da consolidação dos modelos democráticos, entre outros”.

A Advanced Leadership Foundation (ALF) – trouxe Barack Obama e Al Gore a Portugal, em 2018 e 2019, respetivamente – organiza a Cimeira em parceria com o Município de Cascais e a revista internacional Politico, que culminará com a assinatura da “Declaração de Cascais para a Política com Ética”.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade