Connect with us

Em destaque

Opinião | Porquê estudar turismo?

Publicado há

em

Imagem de: ISG

O surgimento da Sars Cov 2 (COVID-19), marcou e marcará, para sempre, a sociedade, a economia e o turismo. Já interiorizámos as mudanças ocorridas, as novas exigências sanitárias e a existência de um mundo “antes da COVID” (A.C.) e “depois da COVID” (D.C.).

O turismo vai continuar a ser uma indústria altamente dinâmica e uma das mais importantes na economia global. Basta pensar que cerca de um terço da economia mundial está assente em serviços diretos e indiretos da atividade turística, envolvendo perto de 10% do emprego global.

Após estes longos períodos de confinamento, perguntei a 20 pessoas (no café, em família, no trabalho, nas aulas) qual era o seu maior desejo. Todas responderam: viajar. As viagens estão na linha de frente das vontades das pessoas e na necessidade das economias. O turismo vai recuperar e retomar a sua trajetória.

Encontrando-se em constante mudança e evolução, a indústria do turismo necessita de recursos humanos com conhecimento, mentalidade inovadora, pensamento crítico e com vontade de compreender e responder às novas tendências.

Porquê estudar turismo e constituir uma carreira profissional neste setor?

Mesmo com a crise económica e sanitária que estamos a viver, o turismo vai continuar a ser uma das áreas que emprega mais pessoas, com recompensas para profissionais focados.

Um profissional de turismo pode trabalhar em hotelaria, em animação turística, nos eventos, em agências de viagens, em empresas turísticas, organizações e autarquias, permitindo, como em mais nenhuma área profissional, uma diversificada mobilidade na sua área de formação.

Trabalhar com turistas e no turismo é um desafio constante. Diariamente contacta-se com diferentes pessoas, portadoras de expetativas e motivações muito específicas, tendo como missão garantir que a sua presença resulta numa experiência fantástica e que um dia a sua satisfação os faça regressar.

O turismo permite-nos conhecer pessoas de todos os pontos do mundo, compreender os seus hábitos e costumes, as suas culturas, aferir novas perspetivas sobre o mundo e adquirir uma rede social mais ampla e diversificada.

O turismo tem o potencial de tornar o mundo um lugar melhor, pela criação de riqueza em destinos mais desfavoráveis, permitindo a criação de produtos e serviços turísticos com salários justos, com respeito pela natureza e biodiversidade, concretizando a tão importante sustentabilidade.

Todos aqueles que agora iniciarem a sua licenciatura em turismo e durante os próximos 3 anos, vão adquirir conhecimentos dentro e fora da sala de aula, realizar trabalhos e projetos de acordo com o novo cenário que vivemos. Dentro de 3 anos, e depois da atividade turística estar estabilizada, estes profissionais serão capazes de responder aos desideratos presentes e futuros que se colocam à gestão do turismo e à economia nacional.

O turismo precisa de vocês, jovens, que possam assegurar o futuro desta importante atividade económica, tão importante para a cultura, para o ambiente, para a história e, fundamentalmente, para as pessoas!

Artigo de Opinião escrito pelo Prof. Doutor João Heitor, Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISG

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade