Connect with us

Em destaque

Faculdade de Letras de Lisboa distingue Jorge Molder com Prémio Alumni

Publicado há

em

Imagem da série "Points of No Return" (1994), de Jorge Molder - Direitos Reservados

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai distinguir Jorge Molder com o Prémio Alumni 2021, que reconhece a carreira de um diplomado pela FLUL.

Licenciado em Filosofia em 1972, Jorge Molder é uma das figuras mais destacadas da fotografia portuguesa contemporânea. Com uma obra reconhecida nacional e internacionalmente, há mais de 40 anos que o trabalho do artista dá primazia à imagem a preto e branco. Procurando uma representação teatral de espaços vazios ou evocando personagens que coloca em coreografias teatrais, Jorge Molder já realizou mais de cinco dezenas de exposições individuais.

O Art Institute of Chicago, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, a Maison Européene de la Photographie e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro são alguns dos espaços onde o trabalho do artista se encontra representando.

Director do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 2009, Jorge Molder representou Portugal nas Bienais de São Paulo (1994) e de Veneza (1999). Premiado em Portugal e no estrangeiro, recebeu em 2007 o Prémio da AICA/ Associação Internacional de Críticos de Arte, e em 2010 o Grande Prémio Fundação EDP Arte.

Miguel Tamen, Diretor da FLUL, apresenta Jorge Molder como o “mais importante fotógrafo português da sua geração, e um dos maiores fotógrafos portugueses de sempre”. A obra altamente complexa do artista mostra que “nem sempre existe uma diferença clara entre o que é arte, o que é filosofia, e o que é história, sendo por isso uma boa maneira de explicar o que são as humanidades: a integração de muitas coisas diferentes, de muitas proveniências, independentemente dos seus certificados de origem”, sublinha Miguel Tamen.

Os candidatos ao Prémio Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

O júri desta edição foi constituído por Miguel Tamen, Diretor da FLUL, Adelaide Meira Serras, Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni, Arnaldo Espírito Santo, Professor Emérito da FLUL, Ivo Castro, Professor Emérito da FLUL, e Jaime Gama, ex-Presidente da Assembleia da República, distinguido em 2020 com o Prémio FLUL Alumni.

Fonte: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade