Connect with us

A tua Revista

Dicas de Poupança

Publicado há

em

O verão está aí a porta e se tens alguns planos, está na hora de começares já a poupar! Se o teu objetivo é ires acampar, assistires à tua banda preferida num festival, ou até mesmo pagares a entrada na faculdade, então deixamos algumas dicas para juntares mais e gastares menos. É importante desenvolveres a capacidade de poupar desde cedo, pois vai fazer com que sejas uma pessoa mais organizada, consciente e disciplinada nos gastos.

Estabelece prioridades

Enquanto jovem-estudante, o dinheiro da tua semanada/ mesada é limitado, e por isso, os gastos também têm de ser bem ponderados. É importante saberes dar valor ao dinheiro e definires prioridades. O melhor truque é não comprar por impulso, e acima de tudo, saberes dizer não. Podes ainda, aguardar pelo período de promoções ou saldos, caso o que pretendas comprar não seja mesmo essencial ao teu bem-estar.

Coloca dinheiro de parte

Esta é provavelmente uma das dicas fundamentais. Sempre que receberes dinheiro, seja de presentes ou de semanada/mesada, tenta colocar de parte a quantia que te faça mais sentido. Se num mês tiveres mais despesas, colocas menos, o mais importante é fazeres isto sempre, independentemente da quantia. Para facilitar esta tarefa, tenta arranjar um mealheiro, onde podes colocar de parte as tuas poupanças, ou cria uma conta, com o apoio dos teus pais. Assim, não cederás tão facilmente à tentação de retirar dinheiro do mealheiro, se vires algo que te apeteça comprar.

Traça objetivos

Se queres muito juntar dinheiro para algo, não desistas até lá chegares. Quando traças objetivos, torna-se mais fácil do que poupar “em vão”. E por mais tempo que demore, como diz o ditado: “grão a grão, enche a galinha o papo”, todas as “migalhinhas” fazem a diferença.

Tenta vender o que não usas

Seja roupa, livros, acessórios, jogos, há sempre coisas que já estão só a servir de adorno na prateleira e deixaram de ter utilidade. E que tal tentar fazer algum dinheiro com isso? Pede ajuda aos teus pais e se eles concordarem, podes tentar vender pelo OLX, redes sociais, Marketplace, ou quem sabe, até em feiras locais de artigos usados. Além de conseguires desfazer-te do que não usas, podes ainda, juntar algum dinheiro.

Reutiliza

Se queres poupar dinheiro, reutilizar é uma ótima maneira de o fazer.

Um dos problemas dos jovens é que até à fase adulta, não param de crescer, e a uma velocidade astronómica. Se tens umas calças que tiveram pouco uso, mas deixaram de te servir, já pensaste em cortá-las e fazer uns calções? E se és fã de roupa escura, porque não aproveitares aquela peça de roupa que ficou manchada com lixivia ou nódoas irremediáveis e a tinges de preto? Certamente não será muito complicado, e é uma ótima forma de dar uma segunda vida à roupa e ter “uma peça nova”, reaproveitando a antiga. E se és devorador de livros, ao invés de comprares tudo o que queres ler, podes pedir emprestado a um amigo/ familiar, ou requisitar de uma biblioteca. Pode não ter o cheirinho a livro novo que gostas, mas vais conseguir lê-lo à mesma

Não leves muito dinheiro na carteira

Opta por ter apenas, o dinheiro que precisas para gastar nesse dia na escola, ou um pouco mais, para algum imprevisto. Teres a carteira “recheada”, pode levar-te mais facilmente, a gastos desnecessários e por impulso.

Prepara a marmita

Levar a comida de casa, é um hábito cada vez mais frequente nos dias de hoje. Seja nos jovens ou até mesmo nos adultos, há cada vez mais pessoas a optar por levar uma lancheira, com a sua comida, invés de almoçar na cantina ou em restaurantes. Além de, por norma, ser uma opção mais saudável, é uma ótima maneira de reaproveitar as sobras e claro, evitar as filas e poupar!

 

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade